Descrição

Embora a teoria indique que a Merlot não responde bem a climas quentes, a forte humidade ambiental favoreceu a perfeita adaptação desta variedade às terras de Cádis. Um exemplo disso é este tinto sedoso e amplo, com um final de boca longo, dominado pela Merlot, com um toque de Syrah e Petit Verdot. Uma referência original que surpreenderá aqueles que não conhecem o mundo dos tintos de Cádis.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.6% vol.
Variedade
70% Merlot, 15% Syrah 15% Petit verdot
Origem
IGP Cádiz

Prova

Vista
Cor granada de densidade média-alta.
Nariz
Intenso e franco, com notas de sub-bosque, frutos vermelhos maduros, especiarias, cerejas, café e cacau.
Boca
O seu tanino doce torna-o um vinho sedoso, mas potente, com um final de boca tostado e notas de café.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Legumes, vegetais assados, guisados leves, pratos de arroz, carnes de caça, peixes em molho, tártaro de atum de Cádiz e queijos semiduros. Ideal também para acompanhar frutos secos e sobremesas de chocolate não muito doce.

Vinha e preparação

Descrição
Castas plantadas na Hacienda Vistahermosa, na vinha do Corchuelo. Cada variedade foi cultivada de forma diferente e praticando uma viticultura minimamente intervencionista, sem o uso de herbicidas.
Tamanho
12 hectares.
Solo
Margas com gesso.
Clima
Colheita com escassez de chuva notável, com chuvas concentradas principalmente em dezembro, janeiro e início de junho. Verão relativamente ameno em termos de temperaturas, com noites frescas e orvalhos frequentes que proporcionaram uma maturação muito estável em ritmo, beneficiada também por um mês de julho ameno, especialmente nas vinhas do interior. Apesar dos desafios meteorológicos, conseguiu-se uma uva de excelente qualidade, com maior tamanho e equilíbrio entre acidez e açúcar.
Rendimento
De 3.500 a 5.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A vindima foi realizada manualmente em caixas de no máximo 14 quilos e durante a noite.
Vinificação
Após passar pela mesa de seleção e um pré-resfriamento das uvas na câmara, cada variedade foi elaborada separadamente em depósitos de inox. Após o encubamento por gravidade, na qual alguns cachos são deixados inteiros, a malolática começou no depósito e terminou em barrica.
Envelhecimento
Estágio de 11 a 14 meses em barricas de carvalho francês e americano com uma utilização média de 6 anos.