Descrição

Gregal d'Espiells é um vinho branco seco submetido a uma maceração pré-fermentativa a frio para preservar a frescura e a fragrância das variedades que compõem o seu lote: Moscatel de Alexandria e Gewürztraminer. Destaca-se pelo seu aroma a flores brancas, citrinos e rosas e por uma acidez equilibrada e untuosidade em boca. A opção ideal para acompanhar pratos de arroz, queijos, foies, peixes e cozinha japonesa. E nesta colheita, com uma imagem renovada

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Variedade
70% Moscatel de Alejandría, 30% Gewürztraminer
Origem
Penedés
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo palha, com aspeto límpido e brilhante.
Nariz
Complexo e repleto de matizes, com aromas intensos de flores brancas, ervas aromáticas mediterrânicas (alecrim e tomilho) e citrinos frescos (tangerina e laranja sanguínea), com um delicado perfume de rosas e subtis notas tropicais de lichique que conferem uma dimensão exótica.
Boca
Branco equilibrado e untuoso, com uma acidez fortificada que confere frescura e uma textura suave e sedosa. A casta Gewürztraminer destaca-se pela sua delicadeza, enquanto a Moscatel acrescenta voluptuosidade. O final é longo e destaca-se pela sua elegância e persistência aromática.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Combina perfeitamente com pratos de arroz, queijos, foies, peixes e cozinha japonesa.

Vinha e preparação

Nome
Can Massana y Espiells.
Descrição
Vinhas com certificação biológica cultivadas a uma altitude entre 220 e 700 metros.
Idade
Vinhas com uma idade média de 25 anos.
Solo
Calcário-calcário e franco-argiloso.
Clima
A colheita foi precedida por um inverno muito ameno, com pouquíssimas precipitações, o que prenunciava o quarto ano consecutivo de seca. Felizmente, antes da brotação, chegaram as primeiras chuvas, que deram lugar a uma primavera amena e fortificada. A maturação das uvas ocorreu de forma gradual e sem ondas de calor. As vinhas, condicionadas pela seca, produziram uma quantidade moderada de uvas que se destacaram pela sua qualidade excepcional e frescura notável.
Colheita
Vindima manual durante o mês de setembro, após verificação da maturação das uvas por parcela.
Vinificação
Maceração prefermentativa pelicular a frio — entre seis e dez horas a baixa temperatura em atmosfera inerte e fermentação do mosto flor a baixas temperaturas em depósitos de inox — para potenciar a frescura e a fragrância das uvas
Envelhecimento
Estágio sobre lías durante 2 meses, que aporta suavidade ao paladar e equilibra o seu carácter.
Engarrafamento
Em fevereiro de 2025.