Descrição

Este vinho de Emilio Moro está elaborado com uvas provenientes da viña de Sanchomartín, localizada numa encosta com vinhas com até 60 anos. Tanto a fermentação malolática como o estágio são realizados em barricas novas de carvalho francês. Estamos perante uma das melhores criações de Emilio Moro, um mito da Ribera del Duero que demonstra aqui toda a sua mestria e boas maneiras para tirar o máximo partido da casta Tempranillo, numa colheita como a de 2020, classificada como Excelente pelo Conselho Regulador. Aqui apresentado em formato de 1,5 litros e com estojo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
15.0% vol.
Produção
2875 garrafas
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja picota. Alta densidade.
Nariz
Aromas de frutos pretos e vermelhos, juntamente com notas subtis próprias do estágio.
Boca
Intenso, equilibrado e com boa acidez.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes vermelhas e de caça.

Vinha e preparação

Nome
Pago de Sanchomartín
Descrição
Localizada em Pesquera del Duero, numa encosta da margem direita do rio Duero, esta vinha produz vinhos tânicos e com uma acidez acentuada, o que os torna ideais para o estágio em madeira.
Tamanho
1 hectare.
Idade
Vinhas plantadas em 1964.
Solo
Calcário.
Vinificação
A fermentação alcoólica e a maceração são realizadas em pequenos depósitos de inox a uma temperatura controlada. Posteriormente, ocorre a fermentação malolática em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio em barricas novas de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

An impressive Ribera del Duero that’s complex, deep and powerful, with a full load of dusty, reactive tannins. Full-bodied and quite tight and coated, with a firm grip from the fine wood tannins at the end. This still needs two more years to come around. Drink after 2025. (Zekun Shuai).