Descrição

As uvas deste monovarietal de Bastardo, variedade também conhecida como Trousseau na região francesa do Jura, pertencem às vinhas antigas cultivadas com viticultura orgânica da Quinta de Nápoles. Esta uva é frequentemente utilizada para aumentar o teor de açúcar nos lotes. No entanto, neste delicado tinto, Niepoort consegue domar o caráter mais rústico desta variedade e revelar o seu perfil mais elegante e fresco.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
10.5% vol.
Produção
1.900 garrafas
Variedade
100% Bastardo
Origem
Douro

Prova

Vista
Cor vermelha muito brilhante e aberta.
Nariz
Delicado e fino. Apresenta aromas de frutos silvestres e notas vegetais características da variedade de uva e da fermentação com engaço.
Boca
Fresco e, ao mesmo tempo, rústico. A textura é suave graças aos taninos leves e polidos. Uma acidez vibrante e um final longo tornam este tinto fácil de beber.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar charcutaria, carnes grelhadas, pratos com ervas aromáticas, saladas frias e elaborações com cogumelos.

Vinha e preparação

Nome
Viñedos de Quinta De Nápoles.
Descrição
As uvas pertencem a duas vinhas distintas, localizadas a uma altitude entre 120 e 350 metros acima do nível do mar. Estas parcelas têm uma densidade aproximada de 6.000 videiras por hectare.
Idade
As vinhas mais jovens têm 30 anos e as mais antigas ultrapassam os 70.
Solo
Xisto.
Clima
Continental.
Colheita
Vindima manual entre 16 de agosto e 12 de setembro.
Vinificação
As uvas de cada vinhedo fermentam separadamente de forma espontânea e com cachos inteiros. A fermentação ocorre em tanques de inox. A malolática é realizada em barrica.
Envelhecimento
16 meses de estágio em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
Em março de 2020.