Descrição

Como o nome deste estilo de Xerez indica, o seu aroma sedutor é a sua maior virtude. Os aromas de frutas desidratadas, frutos secos e caramelo encontram um contraponto fresco nas subtis notas cítricas. Com uma solera de 30 anos , este oloroso doce é uma maravilha de Xerez cujo caráter potente e final de boca eterno cativa quem o prova. Um imprescindível na sua adega. Medalha de Platina nos Decanter World Wine Awards 2022.

Garrafa de 37,5 centilitros.

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Oloroso VORS
Álcool
20.5% vol.
Subzona
Xerez Superior
Variedade
75% Palomino fino, 25% Pedro Ximénez
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor mogno intensa.
Nariz
Concentrado, profundo e potente. Os aromas de frutos secos, tâmaras, passas e especiarias integram-se num fundo de madeira madura.
Boca
Elegante, complexo e subtilmente doce. A sua textura é agradável e suave, os seus aromas são muito persistentes e cativantes e o seu final de boca é aveludado e envolvente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 °C.
Consumo
Válido até aproximadamente 2025, se mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar pudins de frutas, queijos curados e bolos fofos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas entre 20 e 70 metros acima do nível do mar.
Tamanho
González Byass possui 800 hectares de vinhedos.
Solo
Albariza. O seu elevado teor de calcário e argila confere-lhe uma grande capacidade para reter a humidade. Isto é essencial para que a vinha possa sobreviver aos longos, quentes e secos verões da cidade de Jerez.
Clima
Quente e húmido. Estas características contribuem para o processo de maturação da uva.
Colheita
Antes da vinificação, a uva Pedro Ximénez é submetida a um processo denominado «soleo». Quando a uva é colhida, é colocada no solo da vinha e deixada a secar ao sol, fazendo com que a água da uva evapore e o açúcar se concentre.
Vinificação
As uvas Palomino são prensadas suavemente utilizando um lagar de pneu, sem esmagar o caule, as sementes ou a casca. Este mosto proveniente da primeira prensagem é denominado «mosto gema» e é considerado o mais elegante e delicado. As uvas Pedro Ximénez são prensadas separadamente.
Após a fermentação e a classificação, o vinho Palomino é fortificado a 18% e o Pedro Ximénez a 15,5%. Cada vinho é colocado numa solera, bota de carvalho americano, para envelhecer em contacto com o ar.
Envelhecimento
Após uma média de 18 anos, os vinhos são misturados, entrando na solera Matusalem, onde permanecerão por mais 15 anos, seguindo o tradicional sistema de solera

Avaliação dos peritos

Decanter:

Lovely deep toast, raisin and dried fig aromas. Powerful concentration and a great balance of sweetness with marked freshness on the palate. A marvellously complex wine with an incredible, almost chewy, texture and a long, savoury finish of dried fruit. Such a stellar package from every angle. Bravo!

The Wine Advocate:

The NV Matusalem 30 Anos Oloroso VORS used to be sold as Oloroso Dulce, but this category is no more contemplated by the appellation, so technically it will be a Cream, but that’s a category that has some not-so-positive connotations in certain markets. Anyway, it is produced with 75% Palomino and 25% Pedro Ximenez grapes. The solera dates from 1847, and the bottled wine is on average 30 years old. The palate is very sweet, with the Oloroso character fighting hard not to be dominated by the typical flavors of Pedro Ximenez, dry figs, coffee, arrope, and feels low in acidity and quite dense. This could work with soft-paste cheeses or desserts rather than with salty dishes.