Descrição

O Rosal é uma das duas subzonas mais prestigiadas da D.O. Rías Baixas, juntamente com Val do Salnés, e o berço deste vinho branco sem estágio em barrica. Elaborado a partir das castas albariño, caiño branco, loureiro e treixadura, este coupage é muito aromático e fresco. Ideal para acompanhar aperitivos, marisco, pratos de arroz com marisco e queijos frescos.

Ángel Suárez, enólogo da Lagar de Fornelos, define-o assim:«A presença de castas tão minoritárias como excelentes — Loureiro, Caíño e Treixadura — confere uma maior complexidade ao albariño. É um vinho diferente, muito pessoal e ligado à terra».

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal.
Variedade
60% Albariño, 33% Loureiro, 6% Caiño blanco, 1% Treixadura
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo esverdeado, muito vivo e brilhante.
Nariz
Grande intensidade aromática com um notável predomínio das notas florais tão características da Loureira, dos toques frutados de alperce e maçã, típicos do albariño, e do fundo cítrico e mineral proporcionado pela Caiño branca.
Boca
Um requintado compêndio de matizes autóctones que se completa em boca,
desfrutando de um vinho muito vivo, subtil e equilibrado, com um final longo e elegante.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Aperitivos, marisco e peixe. Recomendado com queijos suaves, comida oriental, arroz, massa e aves.

Vinha e preparação

Nome
Fincas Silvosa y Viñadeiro.
Solo
Ácidos de textura franco-arenosa com elevada presença de esquistos.
Clima
Atlântico. Inverno mais quente e chuvoso do que o habitual. A primavera, seca e com temperaturas muito elevadas, resultou numa brotação precoce e numa boa frutificação. Verão extremamente quente com numerosas noites tropicais. Setembro começou com episódios pontuais de tempestades e um tempo ensolarado que se prolongou até outubro, com temperaturas recorde.
Colheita
Uma das mais precoces dos últimos anos, iniciando-se a 31 de agosto de 2024 na propriedade Silvosa e as restantes variedades a partir de 11 de setembro. Vindima manual com uma primeira seleção dos cachos nas vinhas, que foram rapidamente transportados em pequenas caixas para a adega. Em seguida, foram examinados grão a grão pela selecionadora ótica, eliminando aqueles que não cumpriam os rigorosos parâmetros da adega.
Vinificação
A massa foi arrefecida a 10 ºC para ser prensada em ambiente inerte, evitando oxidações indesejadas. Após a desfangação, a fermentação é realizada a 15 ºC. Devido às características meteorológicas e ao equilíbrio dos mostos, os vinhos não realizam a fermentação malolática. Em cada variedade, todos os processos são concluídos separadamente até ao «coupage» final antes do engarrafamento. Conservação do vinho em depósitos juntamente com as suas borras finas que, através de
péssegos periódicos, mantiveram em suspensão, conferindo complexidade.
Envelhecimento
O vinho foi guardado até ser engarrafado com as suas borras finas que, através de agitações periódicas, foram mantidas em suspensão, dando complexidade ao vinho.

Avaliação dos peritos

Suckling:

Chalk, briny seashells, nectarines, melon, white blossoms and pears. Crisp and lively, with a medium body and a round, textured finish. Subtle salinity at the end. 60% albarino, 33% loureiro, 6% caiño blanco and 1% treixadura. Drink now. - Zekun Shuai, Senior Editor. 

Tim Atkin:

True to the O Rosal tradition of blending different white varieties, this is a cuvée of Albariño, Loureira, Caiño blanco and Treixadura a rel and enel aromas segue in to a palate thats ore sed a d refreshing that he 2022 release ith nice l i e a d passion fruit flavours, an appealing bitter twist and a pithy, mouth-watering finish. 2024-28