Descrição

Pét-nat é o termo francês utilizado para designar os pétillant naturel, ou seja , os espumantes naturais. Elaborado com uvas biológicas da variedade Mataró, também conhecida como Monastrell, e sem adição de sulfitos, é, nas palavras da família Pujol-Busquets, um vinho «nu e ousado», onde se destacam notas de , frutos vermelhos e violetas e uma bolha fina e delicada.

É comercializado com a mesma rolha de coroa do final da fermentação (sem degorgement)

Detalhes do produto

Tipo
Espumante
Colheita
2024
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Mataró
Origem
Alella
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor rosé clara e brilhante. Aspecto ligeiramente turvo devido ao seu método de elaboração.
Nariz
Aromas de frutos vermelhos, como morangos, romãs, groselhas, e também notas florais de violeta.
Boca
Vinho seco com bolhas efervescentes, expresso, com sabor predominante a frutos vermelhos, agradáveis notas cítricas de toranja e um toque salino. Vertical, refrescante, ousado e irresistível.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas orientadas para sudeste com certificação biológica, situadas a uma altitude entre 100 e 220 metros acima do nível do mar.
Solo
Sauló (franco-arenoso).
Clima
o ano de 2024 representou o regresso à «normalidade» após anos de seca extrema. As condições favoráveis para a vinha durante o período vegetativo já previam uma colheita com uma saúde muito boa. O tempo seco e quente do verão provocou uma boa maturação das variedades precoces e, a partir do início de setembro, a descida da temperatura e o regresso das chuvas prolongaram a maturação das variedades tardias. A diferença térmica entre o dia e a noite favoreceu o metabolismo dos aromas e a cor da uva, ajudando a conservar a sua acidez. O final da vindima foi acompanhado por um clima mais característico do outono, ao contrário dos últimos anos. Resumindo as condições descritas, foi uma vindima em que as plantas produziram menos uvas (devido aos anos de seca prolongada), mas de grande qualidade e com muito boa saúde.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Após uma ligeira prensagem, o mosto iniciou a sua fermentação de forma espontânea, sem adição de sulfitos ou qualquer outro produto, a uma temperatura de 15 °C em depósitos de inox. Antes do final deste processo, foi engarrafado, terminando a fermentação dentro da garrafa, conforme o método ancestral.
Engarrafamento
O vinho é comercializado com a mesma tampa de coroa utilizada no final da fermentação, sem filtragem e sem degorgement.