Descrição

Os apreciadores incondicionais de Jorge Ordóñez que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre os vinhos deste renomado elaborador de Málaga têm uma excelente oportunidade com o Vatán Arena, um vinho premium de produção limitada (apenas 2.400 garrafas nesta colheita de 2014). A diferença em relação ao Vatán reside em dois aspetos: o Vatán Arena provém de uma parte específica da vinha, selecionada em função do seu equilíbrio enológico máximo, e, além disso, para o seu estágio são utilizadas barricas novas de carvalho francês da mais alta qualidade. Um tinto para desfrutar sem pressa, em ocasiões especiais e acompanhado de pratos poderosos

Informações de produto

Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2014
Álcool
15.5% vol.
Produção
2.400 garrafas
Subzona
Villaester (Zamora)
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Vista
Cor cereja.
Nariz
Aromaticamente complexo, muito expressivo. Destacam-se as notas de especiadas, minerais e cacau.
Boca
Amplo, de textura suave, frutos silvestres escuros suavemente doce e tânicos.
Temperatura de servir
Entre 17 e 18ºC.
Consumo
Facilmente consumível até 2030 ou mais, se conservado em condições ideais.
Combinação
Pratos substanciosos, guisados, estufados, pratos de caça, steak tartar de veado com frutas.

Vinha e preparação

Nome
Los Quemaos
Descrição
Vinha selecionada em pé franco, situada a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar. É trabalhada através de uma viticultura tradicional de sequeiro. Cultivo manual e orgânico.
Tamanho
3 hectares.
Idade
Vinha plantada em 1900 (117 anos).
Solo
Muito arenosos (origem aluvial) com uma densidade estreita de argila vermelha de cerca de 20 centímetros no subsolo, entre 2 e 3 metros de profundidade.
Clima
Clima continental de estepe, com grandes diferenças térmicas entre o dia e a noite. Clima seco com precipitação anual em torno de 350 litros por metro quadrado, menos da metade do que em Rioja e muito inferior ao de Ribera del Duero.
Rendimento
1.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A colheita ocorreu entre o final de setembro e o início de outubro. A colheita foi manual e o transporte até a adega foi em caixas.
Vinificação
Fermentação com leveduras selvagens em fermentadores abertos e malolática em barricas de carvalho francês da Borgonha e Bordéus.
Envelhecimento
O envelhecimento ocorreu durante 22 meses em barricas novas de carvalho francês da mais alta qualidade.
Engarrafamento
Sem clarificar nem filtrar.