Descrição

Este tinto é o protótipo do Cabernet sauvignon argentino, a que se juntam pequenas quantidades de Cabernet franc e Petit verdot. As vinhas de onde procede encontram-se a uma altitude de mais de 1.000 metros sobre o nível do mar. Fresco e equilibrado, apresenta um potencial de guarda extraordinário.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.6% vol.
Variedade
91% Cabernet sauvignon, 7% Cabernet franc, 2% Petit verdot
Origem
Mendoza

Prova

Vista
Cor rubi, escura e concentrada.
Nariz
Muito vivo, destacando-se o caráter varietal, generoso na fruta madura (frutos vermelhos e groselha preta), combinada com aromas frescos de eucalipto e minerais, junto com notas fumadas e de barrica.
Boca
Intenso e poderoso, mas também acessível e muito sumarento. Trata-se de um tinto simultaneamente suave e concentrado, com muita fruta preta e a barrica já muito bem integrada. A sua estrutura firme augura excelente evolução em garrafa.
Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2024, aproximadamente, se for conservado em condições óptimas.
Combinação
Perfeito com carnes vermelhas, estufados com cogumelos, massas, assados e queijos intensos.

Vinha e preparação

Nome
Agrelo, Villa Bastías, Altamira e El Cepillo.
Descrição
Vinhas distribuídas por quatro parcelas distintas, na província de Mendoza, a altitudes entre os 950 e os 1.120 metros.
Solo
Embora todas as parcelas partilhem a origem aluvial, possuem composições distintas: com terra argilosa à superfície e seixos rolados em profundidade (Agrelo); limo-argiloso com calcário em profundidade (Villa Bastías); argiloso, com seixos rolados em profundidade (Altamira), e franco-arenoso com espessas camadas calcárias e seixos rolados em profundidade (El Cepillo).
Clima
O ano de 2019 foi marcado por tempo fresco e seco, com 20-60% menos precipitação que o habitual, o que resultou em bagos pequenos e menores rendimentos na vinha, o que levou à antecipação das colheitas entre uma e três semanas. O tempo fresco resultou numa acidez mais elevada do que o habitual e a elevada proporção de casca presente, em maior concentração de cor. Em suma, os vinhos desta colheita mostram-se tão acessíveis em jovens como capazes de envelhecer bem.
Colheita
Vindima manual, em momentos diferentes, em função do grau de maturação da fruta de cada parcela.
Vinificação
Fermentação em cubas de aço inoxidável, com leveduras indígenas, durante 14 dias, seguida de uma maceração pós-fermentativa de 20-23 dias.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho, selecionadas em função da vinha e das características da colheita. Barricas de primeiro, segundo e terceiro ano.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Lots of spice and hints of dried herbs to the currant and berry aromas. Medium to full body. Firm, lightly chewy tannins and a balanced finish. Drink or hold.

The Wine Advocate:

As with other wines, the 2019 Catena Cabernet Sauvignon feels notably fresher and more vibrant than the wine from the warmer 2020 vintage. In 2019, it was a blend of 91% Cabernet Sauvignon, 7% Cabernet Franc and 2% Petit Verdot that felt very integrated, with the grapes complementing each other. The palate is medium-bodied with moderate alcohol and notable freshness. The tannins are fine-grained, and the finish is clean, long and fresh. 360,000 bottles produced.