Descrição

Etéreo e elegante, o Herú Pinot Noir 2020 é um exemplo translúcido e brilhante do Vale de Casablanca. Fresco, floral, vibrante e com o carvalho perfeitamente integrado com a fruta, contém maturação e muito boa frescura. Os taninos finos e a elegância do carvalho francês enquadram a expressividade deste vinho aclamado pela crítica.

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Valle de Casablanca

Prova

Vista
Cor vermelha rubi profunda.
Nariz
Destacam-se os aromas a frutos vermelhos (morangos e framboesas silvestres), que exprimem a tipicidade da casta. Notas de baunilha e especiarias são subtilmente entrelaçadas com uma delicada mineralidade, criando um conjunto encantador e complexo.
Boca
No paladar apresenta sabores intensos de fruta e taninos maduros e redondos, integrados com a sua estrutura elegante e mostrando a sua longa persistência no final.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Combinação
Combina na perfeição com peixes gordos, massas, cremes e queijos curados.

Vinha e preparação

Nome
Vinha Tapihue (Vale de Casablanca)
Solo
Argila granítica vermelha de uma determinada colina. Rocha granítica fracturada em alteração a 1 metro de profundidade.
Clima
A vindima de 2020 teve temperaturas elevadas em janeiro, o que acelerou a maturação das uvas. Em fevereiro e março, as temperaturas mantiveram-se médias-altas, o que acabou por antecipar a vindima. No entanto, os níveis de acidez mantiveram-se elevados, resultando em vinhos frescos e aromáticos.
Colheita
Realizou-se de 1 a 17 de março.
Vinificação
As uvas foram sujeitas a maceração a frio durante cerca de uma semana para extração de aroma e cor. A fermentação decorreu em pequenas cubas abertas a temperaturas controladas entre os 22 e os 26 ºC.
Envelhecimento
100% deste vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês durante 14 meses: 25% em barricas novas de Borgonha, 35% em barricas de segundo uso e 40% em barricas de terceiro uso com uma capacidade de 300 litros.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Fruity and succulent with plenty of cherries, raspberries, mocha and sweet spices on the nose. Medium-bodied with silky tannins. Round and creamy with lots of red fruit and vanilla character to the juicy, long finish. Drink now.