Descrição

A sorte e a surpresa depois de vindimar uvas brancas numa vinha que devía ser de tintas, e um exercicio de experimentação durante mais de vinte anos marcaram o nascimento do branco de guarda de Abadía Retuerta. Um fantástico Sauvignon blanc acompanhada por uma maio perfcentagem de Verdelho que em outras ocasiões. Branco sofisticado, muito requintado, cheio de complexos e intensos aromas no nariz e com um sabor fresco, cítrico e fumado numa boca untuosa e longa. A produção de Le Domaine para a colheita 2019 foi limitada únicamente a 110 barricas. 

 

Informações de produto

Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Produção
29.839 garrafas
Variedade
70% Sauvignon blanc, 30% Verdejo
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Cor de palha com reflexos dourados. Limpo e brilhante.
Nariz
Soberbo, complexo e intenso. No nariz, aromas de fruta fresca: maçã e toranja com suaves toques florais e herbáceos de funcho, anis estrelado, flor de acácia e flor de laranjeira, dando lugar a fruta branca madura e intensa: pêra e melão, e toques de fruta de caroço, nectarina.
Boca
A sua untuosidade surpreende e apercebemo-nos ainda mais da sua carga aromática. A sua elegância e o seu final refrescante e longo permitem um equilíbrio perfeito. O resultado de uma vindima quente e uma excelente maturação.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Desenvolverá o seu potencial em garrafa durante os próximos 10 anos.
Combinação
Carnes brancas, peixe gorduroso, lasanha vegetal, pratos de arroz.

Vinha e preparação

Nome
Pago La Raya.
Descrição
Encostas solarengas, arenosas e ricas em seixos, viradas a norte em altitudes de até 850 metros.
Idade
Cerca de 20 anos de idade.
Solo
Areia e seixos.
Clima
Continental. A colheita de 2019 começou com temperaturas frias, o que resultou numa brotação tardia. As precipitações durante o inverno e a primavera foram escassas, atingindo o nível de água um 70% do seu máximo (reservas de água no subsolo). Isto antecipou um ano de seca, como finalmente se veio a revelar. Em meados de junho, o risco de doença era bastante baixo pois, desde o início, foi um ano de extremos. A falta de chuva impediu o risco de míldio, enquanto que o clima marcadamente continental em junho, com temperaturas máximas acima de 37ºC, eliminou o risco de míldio. As temperaturas mais moderadas em julho alertaram para possíveis doenças. Perto do final do mês, a água começou a escassear no subsolo, retardando o crescimento da vinha. Um mês de agosto em média resultou numa colheita nas datas previstas, com início a 14 de Setembro. A gestão da água resultou numa colheita de excelente maturação mas com uma produção ligeiramente inferior à média de um ano.
Colheita
Vindima iniciada a 14 de setembro. Excelente qualidade e uma produção ligeiramente menor do que na colheita anterior.
Vinificação
Uvas selecionadas em mesa. As macerações da uva foram curtas, o que permitiu obter vinhos com uma boa estrutura e sem verde. Mosto fermentado a temperatura controlada em depósitos de aço inoxidável.
Envelhecimento
Envelhecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês (entre fermentação e repouso).
Engarrafamento
Em maio de 2020.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The white 2019 Le Domaine is mostly Sauvignon Blanc, with 30% Verdejo, and comes from a warm year (not as warm as 2017) when Sauvignon Blanc achieved perfect ripeness. The wine has good ripeness, 13.5% alcohol, very good freshness, a subtle nose that is not that varietal (as it's often the case) and a soft palate with great balance and purity. It finishes with a faint bitter touch. The oak is neatly integrated. 32,095 bottles produced. It was bottled in May 2020 after six months in barrel.