Descrição

Elaborado com Alvarinho proveniente da selecção de videiras velhas localizadas nos arredores de O Rosal, este Rosa Ruiz foi concebido como homenagem a uma das três filhas de Santiago Ruiz, considerado "o pai do Alvarinho galego". Foi lançado por primeira vez ao mercado em junho de 2015, e hoje em dia tem uma produção limitada de menos de 7.000 garrafas por colheita. É um vinho com um carácter único e refinado que promete refrescar com uma marcada acidez e uns aromas presentes desde que nos apróximamos a ele.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela pálida, limpa e com reflexos esverdeados.
Nariz
Aromas intensos de papaia, manga, maçã, como também notas citrinas.
Boca
Na boca é amplo, com boa entrada, gordurento e muito equilibrado. As frutas voltam a aparecer, o que transmite sensações muito agradáveis. De acidez muito equilibrada. Sabor residual muito longo e saboroso.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Até 2023, se conservado em condições óptimas.
Combinação
Um aperitivo ideal, e também combina com mariscos, peixes e arrozes, como também com massa folhada ou pâtés.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias localizadas na subzona de O Rosal.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilogramas, com uma primeira selecção da uva na vinha e posteriormente escolhidas na mesa seleccionadora da adega.
Vinificação
Depois de um processo de maturação a frio e um envelhecimento com borras, realiza-se a fermentação com temperatura controlada em depósitos de aço inoxidável.
Envelhecimento
5 meses com borras para aumentar a amplitude na boca.