Descrição

Santiago Ruiz é um daqueles vinhos que não podem passar despercebidos por qualquer apreciador de vinhos brancos galegos. Possui uma personalidade única graças à combinação de castas autóctones ao estilo dos melhores vinhos de O Rosal. É elaborado seguindo a filosofia de Santiago Ruiz, fundador da adega, até alcançar um branco de excelente riqueza aromática e corpo.

Como curiosidade, há mais de 50 anos, a sua filha mais velha, Isabel, celebrou o seu casamento na propriedade da família. Para ajudar os convidados a chegar à adega de San Miguel de Tabagón, decidiu desenhar um mapa. O seu pai ficou tão encantado com este detalhe para os convidados que chegou aos nossos dias como rótulo do seu albariño mais emblemático.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal.
Variedade
81% Albariño, 5,5% Caiño blanco, 5% Treixadura, 4,5% Godello, 4% Loureiro
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Limpo e brilhante, com tons amarelados.
Nariz
Franco e muito complexo, com aromas florais varietais. Notas frutadas e minerais.
Boca
Complexo, encorpado, elegante e com excelente equilíbrio. Entrada gulosa e frescura muito agradável.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar não só pratos típicos da cozinha galega, peixes e mariscos, mas também arroz, comida asiática, carnes brancas, foie gras ou sobremesas leves.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em espaldeira localizada em Tomiño, perto da foz do rio Miño, a uma altitude de 50-75 metros acima do nível do mar e com orientação sul.
Tamanho
44 hectares.
Idade
Vinhas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.
Solo
Aluviais franco-arenosos com base de rocha de granito.
Clima
O período correspondente ao ciclo desta colheita de 2024 começou com chuvas abundantes. A primavera foi amena, com temperaturas quentes e chuvas fortes que causaram um surto de míldio, que foi rapidamente controlado. O verão foi quente e com pouca precipitação.
Rendimento
De 3.500 a 5.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A vindima manual por variedades em caixas de 20 kg foi realizada a partir de 28 de agosto, iniciando-se com a colheita da albariño, até 25 de setembro. Foi a mais longa da história da adega.
Vinificação
Seleção das uvas em mesas à entrada da adega. Fermentação de cada variedade separadamente a temperatura controlada em depósitos de inox durante 21 dias.
Envelhecimento
Após a fermentação, o vinho passa por um estágio de 4 meses sobre borras antes de se proceder ao «coupage» definitivo, que procura manter o espírito original de Santiago Ruiz.