Descrição

Elaborado com Albariño proveniente de uma seleção de vinhas velhas localizadas nos arredores de O Rosal, este Rosa Ruiz foi concebido como uma homenagem a uma das três filhas de Santiago Ruiz, considerado «o pai do Albariño». É um vinho de caráter singular e requintado que promete refrescar com uma acidez marcada e aromas presentes desde que nos aproximamos do copo.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Produção
11.989 garrafas
Subzona
O Rosal
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela brilhante.
Nariz
Aromas intensos de pêra, maçã, damasco e toques florais.
Boca
É amplo, com boa entrada e muito equilibrado. As frutas voltam a aparecer em boca, assim como as flores brancas. Final longo e saboroso.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Peixes, quiches, patês e carnes brancas. Ideal com sobremesas como mousse de chocolate ou manga.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias cultivadas no típico parral da subzona de O Rosal.
Idade
Entre 25 e 40 anos.
Clima
Atlântico. O tempo para o ciclo desta colheita de 2023 começou com chuvas fortes. A primavera foi quente e as chuvas causaram um surto de míldio que foi rapidamente controlado. O verão começou quente, mas em julho as temperaturas mais frescas deram uma trégua às videiras, e agosto passou normalmente.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilos, que começa no dia 7 de setembro, com uma primeira seleção das uvas na vinha, sendo depois escolhidas na mesa de seleção na adega.
Vinificação
Depois de um processo de maturação a frio e um estágio sobre borras, a fermentação é feita a temperatura controlada em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio sobre borras durante 7 meses para aumentar a amplitude em boca.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Back on form after a slight dip in 2022, this is a single parcel Albariño from granite soils in San Miguel de Tabagón. A wine that needs bottle age, according to Luisa Freire, this has impressive structure, density and backbone, with racy lime and lemongrass flavours, subtle bitterness and an appealingly salty, oyster shell finish. 2025-30

James Suckling:

Light, saline and peachy on the nose, with wet stones, sea salt and melon. Pure and bright, with a medium body and a saline drive in the pithy finish. Not complex, but gastronomic. Drink now.