Descrição

Este é um branco de produção muito limitada do deserto do Atacama. Apenas 398 garrafas deste Viognier, que faz parte da experimentação realizada por Viña Ventisquero no Chile. Este branco original é o resultado da mistura de seis safras, de 2011 a 2017. Além disso, o vinho foi envelhecido em solera, o que significa que a vindima mais jovem preenche a anterior.  O resultado é um vinho complexo, com notas de casca de laranja, pão-de-ló, nozes e frutos secos, com um acabamento salino.

Informações de produto

Tipo
Branco
Álcool
13.0% vol.
Produção
398 garrafas
Variedade
100% Viognier
Origem
Atacama

Prova

Nariz
Aromas complexos apreciados em diferentes camadas, notas de casca de laranja confitada, flor de laranjeira, lima, pão-de-ló e frutos secos.
Boca
O seu paladar é amplo e estruturado, mas ao mesmo tempo tenso. Possui uma grande frescura e uma persistência especial. Há um acabamento salino, característico dos vinhos desta zona do deserto do Atacama.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Pode ser guardado durante 7 a 8 anos se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal com frutos do mar, peixes gordurosos, pato e queijos.

Vinha e preparação

Solo
Calcário e salino. Tanto o perfil do solo como a água de irrigação do rio Huasco têm uma elevada carga salina.
Clima
Esta área no norte do Chile, o deserto do Atacama, tem demonstrado ao longo dos anos que as uvas amadurecem regularmente de forma muito consistente. A ausência total de uvas e temperaturas que não excedem os 25 ºC, com noites frias, têm permitido uvas em perfeita saúde em todas as vindimas.
Colheita
A vindima teve lugar em cada uma das campanhas durante a segunda semana de Março. As uvas foram colhidas à mão, em caixas de 12 quilos, que foram depois transportadas para a adega em camiões frigoríficos.
Vinificação
A prensagem foi realizada com 20-50% dos cachos inteiros, dependendo do estado das uvas em cada campanha. Não foram adicionados ácidos, anidrido sulfuroso, estabilizadores ou qualquer outro tipo de produto estranho às uvas, a fim de manter o carácter e identidade máximos do local de origem das uvas. A fermentação é realizada com leveduras nativas. Durante as colheitas de 2011, 2012, 2013 e 2014, 100% do mosto foi fermentado em barricas de carvalho francês de quinta utilização. Depois disso, a fermentação decorreu em tanques de aço inoxidável.
Envelhecimento
O vinho envelheceu em solera. Ou seja, a vindima mais jovem preenche a anterior. Quando o 'coupage' é feito, os diferentes anos de vindima são misturados proporcionalmente. A primeira vindima foi em 2011, por isso envelheceu durante sete anos na altura da mistura. A vindima mais jovem foi envelhecida durante 10 meses.
Engarrafamento
O vinho não foi clarificado ou filtrado, pelo que todas as suas borras finas estão na garrafa, o que lhe confere um carácter especial e único.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

There are very different aromas and flavors in the second bottling of the solera white produced with Viognier grapes, the NV White Wine 2 2nd Edition, which contains wine from 2011 to 2017. It has similar parameters as the first bottling, but it does not have the same complexity. Perhaps it's a matter of more time in bottle, as this was only bottled in February 2018, some six months before I tasted it. 600 bottles.