Descrição

Espumante de longo estágio elaborado com Xarel·lo, Macabeo e Parellada. Com um vasto leque aromático, seduz com notas frescas, cítricas e de fruta branca que dão lugar a lembranças de pastelaria e de bolos típicos do estágio em garrafeira.

Vinhas próprias, cultivo biológico, vindima manual, vinificação na propriedade e longos estágios definem os corpinnat de Torelló, que elaboram vinho espumante desde 1951

Detalhes do produto

Tipo
Cava
Colheita
2019
Álcool
11.5% vol.
Variedade
36% Macabeo, 34% Xarel·lo, 30% Parellada
Outros formatos disponíveis:
Origem
Corpinnat
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor palha com reflexos amarelos, limpo, transparente. Bolhas finas e constantes com formação de rosário.
Nariz
Destacam-se os aromas de frutas brancas, como pêra, sobre uma nota bem marcada de brioche, flan de caramelo, creme pasteleiro e frutas cristalizadas.
Boca
Entrada fresca e delicada. Passagem seca com presença de ervas frescas que abrem uma janela para o campo, onde se destacam as flores brancas. Notas de brioche e creme, proporcionando um final muito agradável.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 °C.
Consumo
Até 2029, se mantido em ótimas condições.

Vinha e preparação

Nome
Finca Can Martí
Tamanho
90 hectares.
Solo
Arcillo-calcários.
Clima
Mediterrâneo. 2019 foi um ano seco em geral, com duas ondas de calor bem intensas no verão e chuvas no final de julho, agosto e início de setembro, que foram muito bem-vindas. As uvas biológicas vindimadas (90 ha) estavam em ótimo estado sanitário e em quantidade parecida com a do ano anterior. Os vinhos base apresentam uma boa acidez que permitiu elaborar espumantes de longo estágio. Em anos de pouca produção, compram uvas a viticultores da zona.
Colheita
Vindima manual em caixas de 25 quilos, paletes de 200 e pequenos reboques. Começou no sábado, 17 de agosto, com as variedades mais precoces (alguns dias mais tarde do que no ano anterior) e terminou em 20 de setembro de 2019 com a Parellada.
Vinificação
Os cachos chegam inteiros à adega e, depois de passarem pela mesa de seleção, cada variedade é prensada separadamente. As prensas têm a tecnologia Inertys, que protege o mosto da oxidação durante a fase de prensagem. No inverno, os diferentes lotes são misturados.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira por um mínimo de 50 meses. Todos os anos é feito o «poignettage» ou agitação da garrafa, que visa que as leveduras se misturem novamente com o vinho. Desta forma, o espumante fica mais rico em aromas e sabores. É um Brut Nature sem adição de açúcares e a data de dégorgement está indicada no contra-rótulo.
Engarrafamento
No inverno. Depois, segunda fermentação na própria garrafa.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2019 Tradicional Brut Nature was produced with a blend of 36% Macabeo, 34% Xarel.lo and 30% Parellada, quite different from the previous year, as it's higher in Macabeo and Parellada and lower in Xarel.lo. It was disgorged after no less than five years in bottle with the lees. It's nuanced and harmonious, with Mediterranean aromas and a velvety palate with abundant bubbles. 102,000 bottles, 4,993 magnums and 600 Jeroboams were produced. The disgorgement date is printed on the back label.