Descrição

Los Quemados é um vinhedo impressionante com solos arenosos, videiras centenárias e rendimentos muito baixos. Um prodígio da natureza com o selo de Jorge Ordóñez, que produz um vinho poderoso: Vatán. Potente, mas elegante, com estrutura, taninos gulosos e aveludados e uma grande acidez

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
15.0% vol.
Produção
21.600 garrafas
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso.
Nariz
Aromas de frutos vermelhos maduros, ervas secas e um fundo cremoso de carvalho.
Boca
Amplo, tânico e suave na textura, com notas de frutos silvestres escuros suavemente adocicados.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Guisos, estufados, pratos de caça, steak tartar de corço com frutas.

Vinha e preparação

Nome
Los Quemados
Descrição
Vinhedo situado a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar, no município de Villaester, em Zamora. É cultivado através de uma viticultura tradicional de sequeiro. Cultivo manual e orgânico.
Tamanho
12 hectares.
Solo
Muito arenosos (origem aluvial) com uma densidade de argila vermelha de cerca de 20 centímetros no subsolo, entre 2 e 3 metros de profundidade.
Clima
Continental estepário com grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite. Clima seco com chuvas anuais em torno de 390 litros por metro quadrado, menos da metade do que na Rioja e muito inferior à Ribera del Duero.
Vinificação
Depois de uma seleção cuidadosa e desengace, as uvas, sem esmagamento, começam a fermentação em cubas. Maceração entre 6 e 8 dias, fermentação e malolática em barricas de carvalho francês de Borgonha e Bordéus.
Envelhecimento
Estágio entre 20 e 22 meses em barricas.