Vinhos da La Fita
Imagens da La Fita
Localização e outros dados de interesse
Doctor Darder, 3
08770 Sant Sadurní d'Anoia Barcelona
España
Ano de fundação
2021
Vinhos pessoais de vinhas únicas
La Fita é o projeto de Martí Torrallardona Raventós, um jovem elaborador, filho e neto de viticultores. Foi criado em 2021 com o objetivo de valorizar a paisagem que o viu crescer.
Formado em Enologia pela Universidade Rovira i Virgili, Martí trabalhou na AT Roca ( Penedès), Vall Llach (Priorat), Can Sumoi / Raventós i branco (Vale do rio Anoia), Llopart (Corpinnat), Weingut Hirsch (Kamptal, Áustria) e com a família Zuccardi em Mendoza (Argentina).
A Fita nasceu em parte graças à La Xarmada, uma incubadora de pequenos projetos que permitiu a Martí concretizar o seu sonho, e evita o termo «fita», que em catalão se refere aos montículos de pedra que marcam o caminho para um cume ou um destino, o que constitui toda uma declaração de intenções.
Martí abastece este projeto a partir de duas quintas familiares onde se elaborou vinho desde a antiguidade: Cal Nogués e Can Patomàs, uma herança que ele interpreta através dos seus vinhos graças à formação que acumulou em todo o mundo.
Can Patomàs fica entre Sant Jaume Ses Oliveres e La Fortesa e está rodeada por bosques, vinhas, oliveiras e campos de cereais. É uma quinta tradicional catalã onde antigamente conviviam cavalos e mulas que trabalhavam junto com o resto do gado. Jaume e Marc Torrallardona, tio e primo de Martí, cuidam dos seus 30 hectares de vinhedos que atualmente comercializam para diferentes elaboradores da região e que, desde 2021, destinam uma pequena parte da sua produção a La Fita.
Cal Nogués, por sua vez, vem de uma longa tradição de viticultores. Trata-se de uma casa que foi trabalhada a cavalo desde 1949, quando o avô de Martí tinha apenas 15 anos. Com o cavalo, trabalhavam as vinhas até que se tornou insustentável e adquiriram um pequeno trator. Daí provém La Vinya de la Creu e também algumas vinhas das quais se obtêm as uvas de La Fita, como a Malvasia de Sitges ou a Sumoll negre.
A filosofia de La Fita é trabalhar a terra de forma biológica, incluindo algumas práticas biodinâmicas, dando sempre destaque às variedades autóctones como a Xarello, a Macabeu, a Malvasía de Sitges ou a Sumoll. Na adega, o respeito pela fruta é fundamental, razão pela qual se realiza uma intervenção mínima, mas não isenta de precisão e conhecimento.
O portfólio da La Fita é atualmente composto por três vinhos brancos, um espumante de método ancestral e um tinto. São vinificados com diferentes materiais (barricas de carvalho francês e americano, inox e dama-jeanne de vidro) e todos eles são elaborados na Torrens & Moliner, uma adega situada a poucos quilómetros de Sant Sadurní d'Anoia, que cedeu um espaço a Martí para que ele pudesse cumprir o seu objetivo particular.
Bodeboca.com © 2026 - Todos os direitos reservados