A Viñedos y Bodegas Pittacum iniciou a sua trajetória em 1999 em Arganza del Bierzo, uma localidade com grande tradição vitivinícola, situada em um encrave natural da região de Castela e Leão.
Com o objetivo de elaborar vinhos tintos de qualidade a partir de vinhas velhas de Mencía, em 2022, o grupo galego Bodegas Terras Gauda adquiriu a Pittacum, uma adega que sublima a expressão mais fiel do terroir singular desta região vinícola.
Zona(s)
Os locais de origem das suas uvas são díspares em termos de solos, declives, orientações e microclimas, o que lhes permite obter uvas com características muito diferenciadas. Cada uma delas é vinificada separadamente para, finalmente, proceder à mistura nas percentagens que consideram adequadas.
Possuem 5 hectares de excelentes vinhas velhas. Para a elaboração do Pittacum, arrendam vinhas em acordos com viticultores de diferentes zonas do Bierzo, onde realizam um acompanhamento ao longo de todo o ano. Selecionam apenas vinhas velhas com idades compreendidas entre os 50 e os 110 anos, localizadas em solos pobres e com produções adequadas.
Variedades
O projeto baseia-se, naturalmente, na variedade Mencía, com densidades de plantação que oscilam entre 4.000 e 4.500 videiras por hectare, conseguindo assim um vigor médio e equilibrado adequado às baixas produções de cada videira.
Os solos da montanha são constituídos por uma mistura de elementos finos - quartzitos, ardósias - e as vegas que se formam nos vales recebem aportes contínuos das encostas. Em Bierzo, a vinha orienta-se fundamentalmente para solos de terra parda húmida, ligeiramente ácidos e, portanto, sem carbonatos, próprios de climas húmidos.
Metodologias de cultivo
Os fatores determinantes da qualidade encontram-se nos terraços de pouca inclinação, onde as vinhas se situam muito próximas dos rios ou em encostas semi-aterradas, ou ainda em vinhas de inclinação acentuada e em altitudes compreendidas entre 450 e 1.000 metros.
Métodos de elaboração
Uma vez decidido o momento e a ordem da vindima das diferentes parcelas, as equipas de vindimadores procedem à primeira seleção na vinha. A desengaçadora desengace os cachos, e as bagas e o mosto passam para os depósitos de fermentação, de inox e com capacidade para 15 000 litros.
A extração seletiva de taninos é realizada através de pisagem manual, remontagens e longas macerações. Também é realizada uma suave prensagem das cascas com uma prensa vertical e com pressões de baixa intensidade.
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.