Descrição

Um branco riojano em que a casta Viura se deixa acompanhar pela mais aromática Malvasia da região, criando um bom coupage. A fermentação em barricas de carvalho francês dá-lhe comprimento e maior capacidade de envelhecimento, sem mascarar de forma alguma a fruta

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Produção
23.733 garrafas.
Subzona
Rioja Alavesa
Variedade
Viura, Malvasía
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor amarela brilhante e limpa.
Nariz
Descreve a sua vinha de origem, por um lado, evocando os solos argilosos e calcários da região com notas salgadas; e, por outro lado, transmite o potencial aromático das variedades, através das suas notas de amoreira, urtiga e anis, às quais se juntam aromas a frutos de caroço, flores e pastelaria.
Boca
O seu passo é amplo, envolvente e gordo, com sensações frutadas, anisadas e adocicadas que conferem persistência ao vinho. A sua boa acidez e um ligeiro amargor no final de boca convidam a continuar a beber.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Combinação
Arroz e peixes gordos, como o rodaballo.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas a uma altitude média de 545 metros nos arredores da adega em Samaniego e ao norte de Villabuena de Álava e Leza.
Idade
Vinhas com mais de 60 anos.
Solo
Pobre e calcário.
Clima
O ano de 2022 começou com um clima promissor, especialmente depois do final chuvoso de 2021. Embora o inverno tenha começado frio, com geadas constantes e pouca chuva, o solo continuava bem encharcado graças às chuvas abundantes anteriores e à recarga de água em abril. Isso permitiu que a brotação ocorresse em condições ótimas, embora com um atraso de até 15 dias, o que previa uma vindima tardia, prevista para meados de outubro. No entanto, a partir de maio, começamos a ter uma onda de calor atrás da outra, praticamente sem chuvas. Em agosto, algumas chuvas esporádicas ajudaram a aliviar a seca, evitando que a vinha mostrasse sinais de envelhecimento precoce.
Rendimento
4.100 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual. As uvas são processadas numa mesa dupla de seleção (cacho e depois bagos). Só os bagos perfeitos seguem para o processo.
Vinificação
50% do vinho faz a fermentação alcoólica em barricas de 500 litros de carvalho francês, enquanto os outros 50% fermentam em pequenos depósitos de betão e ânforas de barro.
Envelhecimento
Estágio de 9 meses em barrica e ovo de cimento com batônnage periódico.