Descrição

A quase 1.000 metros de altitude, na cabeceira do rio Douro, em Soria, crescem vinhas muito antigas com rendimentos muito baixos. Tinto fino, Albillo maior e Garnacha unem-se num tinto fluido e estruturado, ideal para desfrutar tanto como aperitivo como durante uma refeição.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Variedade
Tinto fino, Albillo mayor, Garnacha
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vermelho cereja muito vivo com reflexos roxos e densidade elevada.
Nariz
Muito fresco e repleto de complexidade, com notas frutadas e toques especiados de fundo.
Boca
Muito agradável, com taninos aveludados e maduros. A acidez integra-se com a densidade, criando um equilíbrio perfeito. No final de boca, a frescura da fruta regressa.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas de baixa produção em Soria, entre as localidades de Alcubilla e Villálvaro, situadas a mais de 950 metros de altitude.
Solo
Areoso e com cascalho fino, assente sobre argilas férricas.
Clima
Extremo continental.
Colheita
Vindima manual entre 29 de setembro e 18 de outubro.
Vinificação
Fermentação e maceração suave em cubas de 15.000 kg a 18 ºC durante duas semanas. Fermentação malolática em depósito de inox.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em recipientes de carvalho de diferentes tamanhos, desde barricas de 225 litros a bocoyes (600 litros) e cubas de grande capacidade.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

No fewer than 40 small parcels in Villálvaro and Alcubilla de Avellaneda supply the grapes for this blend of Tempranillo with a little Albillo Mayor and Garnacha. Very much a high altitude style, this is youthful and intense, with toasty oak top notes, blackberry, tangerine and bramble fruit and the concentration to age. 2027-35