Descrição

Este vinho de estágio é a prova de que o projeto Dominio de Atauta, chamado La Celestina, tem um futuro brilhante pela frente. Esta é a sua sétima colheita, um excelente exemplo de equilíbrio alcançado a partir de um ponto justo de frescura, elegância e boa estrutura

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Produção
121.000 garrafas
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
De cor cereja.
Nariz
Destaca-se pela sua intensidade e franqueza, com aromas a frutos vermelhos frescos e pretos mais maduros, juntamente com notas balsâmicas de matagal, tomilho, lavanda e alecrim.
Boca
Tinto fluido e limpo, onde voltam os aromas de fruta fresca. Mostra-se equilibrado, com um final longo e saboroso, onde reaparece a fruta já mais madura. A madeira confere-lhe seriedade e complexidade e a grande harmonia que exibe prenuncia uma excelente maturação nos próximos anos.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes brancas, cordeiro ou cabrito assados, mollejas e cogumelos, arroz com coelho, morcela de arroz e pratos elaborados com trufa negra.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas espalhadas entre a Ribera soriana e burgalesa; as que estão na primeira ficam a uma altitude entre 870 e 980 metros, enquanto as da segunda ficam entre 780 e 850 metros acima do nível do mar.
Idade
60 anos para as vinhas de Soria e cerca de 20 para as vinhas de Burgos.
Solo
Na zona de Soria, predominam os solos arenosos, enquanto na parte de Burgos são argilosos.
Clima
Continental com traços mediterrânicos, com invernos longos e frios e verões curtos e quentes.
Colheita
Vindima manual em caixas de 400 quilos.
Vinificação
Passa por uma mesa de seleção, desengace e encocagem sem sulfito. Maceração a frio e vinificação por zonas. Fermentação malolática em depósitos de inox com temperaturas controladas entre 26 e 28 °C para preservar o potencial da fruta.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, 20% novas.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The very recently bottled 2021 La Celestina Crianza, produced with 60% grapes from Soria and the rest from Burgos, mostly Roa and La Horra, is a textbook example of the category—aged for 12 months in French oak barrels, 20% of them new, followed by another 18 months in stainless steel before bottling. It's harmonious, combining power with elegance, with a fine-boned profile, fine tannins and very good freshness. It comes in at 14.5% alcohol, with a pH of 3.6 and 5.08 grams of acidity. 115,000 bottles produced. It was bottled in April 2025.