Descrição

O nome deste vinho faz referência a uma árvore nativa do Cabo, muito apreciada para a elaboração de móveis finos. No rótulo do vinho podem ser vistas sete cadeiras históricas, que prestam homenagem às habilidades dos artesãos do século XVIII na criação de uma beleza que parte de fontes naturais. Um paralelo interessante para este tinto, elaborado principalmente com Cabernet sauvignon e com uma pequena percentagem de Cabernet franc. Expressivo, concentrado, elegante e persistente.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
89% Cabernet sauvignon, 11% Cabernet franc
Origem
Franschhoek

Prova

Vista
De cor vermelha cereja.
Nariz
Delicado, refinado e sedutor. Predominam os aromas intensos de frutos silvestres pretos e grafite clássico, juntamente com notas de mirtilos, amoras, alcaçuz escuro e garrigueira.
Boca
Rico em textura, concentrado, austero e elegante. Predominam os taninos empoeirados e de grão fino e a acidez fresca que proporciona equilíbrio.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Consumo
Até 2035, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Solo
Aluvial profundo nos vinhedos do vale e granito decomposto nos que se encontram nas encostas que rodeiam Boekenhoutskloof.
Clima
Oceânico.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas.
Vinificação
As uvas são desengaçadas ao chegar à adega e submetidas a uma maceração a frio em cubas de betão em forma de tulipa. A fermentação é realizada a uma temperatura entre 27 °C e 30 °C, com remontagens frequentes para extrair aromas, cor e taninos. Após a fermentação alcoólica, ocorre a fermentação malolática de forma natural em barricas de 225 litros.
Envelhecimento
Estágio de 22 meses em barricas de carvalho francês, 80% novas e com tosta leve, provenientes dos tanoeiros preferidos da adega, Sylvain e Saury.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Inviting aromas of blackcurrants, graphite, rosemary and tobacco leaf. Full-bodied with silky tannins. Well-defined with transparent black fruit and berries. Mineral and herbal undertones. Very nicely constructed and varietal. Sustainable. Best after 2024.