Descrição

Este vinho tinto sul-africano, aclamado pela crítica, provém do vale de Hemel-en-Aarde, uma das zonas de cultivo de Pinot Noir mais interessantes da África do Sul. É um vinho com sabores a fruta fresca, concentração e acidez vibrante. O nariz é sedutor e atraente, com aromas que persistem num paladar rico que destila frutos pretos, com sabores de mirtilos, ameixa madura, cereja preta e baunilha, criando uma complexidade excecional. Um vinho que capta na perfeição a essência da denominação Upper Hemel-en-Aarde e forja um estilo fiel à sua origem.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Cape South Coast

Prova

Nariz
No nariz é sugestivo, com aromas intensos de morango silvestre, amora, cereja preta, café e violetas.
Boca
O aroma do nariz prolonga-se numa boca saborosa e elegante, com notas de mirtilos, ameixas maduras, laranja, cerejas frescas e toques de cravo e folhas de tabaco, que criam uma complexidade excecional. O paladar médio é redondo, suave e equilibrado, com taninos delicados e uma acidez refrescante, mas bem integrada. O final apresenta notas especiadas de pimenta, canela, alcaçuz e cedro que perduram num final vibrante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Os vinhedos de Pinot noir estão localizados na denominação Upper Hemel-en-Aarde.
Solo
Solos de arenito da Table Mountain e granito decomposto.
Vinificação
Uma vez na adega, foi realizado um cuidadoso processo de seleção para garantir a fermentação apenas das bagas inteiras e saudáveis. As uvas foram submetidas ao processo de desengace. Após a fermentação espontânea, 40% do mosto foi transferido para barricas Stockinger Fourdre de 2.500 litros e 60% para barricas novas de carvalho francês durante 14 meses. Fermentação malolática prolongada a baixas temperaturas.