Descrição

A Can Sumoi elabora este Xarel ·lo de acordo com técnicas ancestrais, sem adição de aditivos, permitindo que seja o vinho que defina o seu próprio rumo. O resultado é um branco muito expressivo, com notas de ervas mediterrânicas, toques frutados maduros e um paladar intenso e com uma acidez bem integrada.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Xarel·lo
Origem
Penedés
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Nome
La Costa, El Masot y El Tòfol
Descrição
Vinhas plantadas em vaso na zona de Costers del Montmell, entre 350 e 400 metros de altitude, nas localidades de La Bisbal e Sant Martí Sarroca. Agricultura 100% orgânica. Trabalham para a recuperação da biodiversidade e a melhoria do ecossistema florestal. Recuperam variedades locais/tradicionais/históricas/autóctones. Colaboram com viticultores locais e vocacionais, defendendo o preço máximo do quilo de uva na região.
Idade
Entre 45 e 85 anos.
Solo
Calcários pedregosos pouco desenvolvidos.
Clima
Mediterrâneo de montanha. A colheita de 2024 caracteriza-se por um clima húmido e temperado que favoreceu o desenvolvimento vegetativo e a produção em Can Sumoi. Começou com um outubro chuvoso, que serviu para recuperar as reservas hídricas após um 2023 extremamente seco. Embora o inverno tenha sido seco, chuvas pontuais mantiveram a humidade do solo até ao início de uma primavera excepcionalmente chuvosa, com temperaturas médias de 14,9 ºC. Estas condições favoreceram o crescimento vegetativo, embora o míldio tenha causado uma perda de 5% na Montonega. O verão, seco e temperado, reduziu a pressão do míldio e permitiu uma maturação lenta e equilibrada, culminando com chuvas em setembro que contribuíram para uma vindima saudável e bem equilibrada. O encerramento perimetral da propriedade controlou a incidência de animais, minimizando as perdas. Uma colheita exigente, mas satisfatória.
Colheita
Vindima manual realizada nos dias 17, 23 e 24 de setembro de 2023, em dias de raiz e flor. Transporte para a adega em reboques de 2.500 kg.
Vinificação
Com leveduras indígenas da vinha. Desengace e pisagem suave em atmosfera inerte. Prensagem a baixa pressão. Fermentação alcoólica em depósitos de inox (80%) e cimento (20%) com controlo de temperatura. Realiza a malolática de forma espontânea. É realizada a «bâtonnage» duas vezes por semana durante 3 meses.