Descrição

Este rosé natural de altitude é elaborado a partir de um cuidadoso coupage de Sumoll e Xarel·lo. Após a vinificação, seguindo as tradições ancestrais da região e descartando todo o tipo de aditivos enológicos, obtém-se um vinho refrescante, frutado, equilibrado e perfumado. Em suma, um rosé delicado e elegante, com grande personalidade floral e mineral, que, como garantem na Can Sumoi, é um verdadeiro «amor à primeira vista».

Informações de produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2024
Álcool
11.9% vol.
Variedade
60% Sumoll, 40% Xarel·lo
Origem
Penedés
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.

Vinha e preparação

Nome
Quatre Ponts, La Costa y Torrent de la Casa.
Descrição
Vinhas de agricultura biológica conduzidas em vaso a uma altitude entre 400 e 600 metros na zona montanhosa de Montmell.
Idade
Cepas de 18 a 61 anos.
Solo
Calcário e pedregoso, pouco desenvolvido.
Clima
Mediterrâneo de montanha. A colheita de 2024 foi fruto de um ciclo meteorológico caracterizado por um clima húmido e temperado, que favoreceu o desenvolvimento vegetativo e a produção da vinha. Apesar de um inverno seco em geral, as chuvas pontuais ajudaram a manter a humidade do solo até ao início de uma primavera excepcionalmente chuvosa, com temperaturas médias de 14,9 °C. O verão, seco e temperado, reduziu a pressão do míldio e permitiu uma maturação lenta e equilibrada, culminando com chuvas em setembro que contribuíram para uma vindima saudável e bem equilibrada. O encerramento perimetral da propriedade controlou a incidência de animais, minimizando as perdas. Com 599 milímetros de pluviometria e uma temperatura média anual de 15,7 °C, foi uma colheita exigente, mas satisfatória.
Colheita
Vindima manual realizada de 12 a 14 de setembro, em dia raiz e fruta. A vindima foi transportada para a adega em reboques de 2.500 kg.
Vinificação
Prensagem das uvas a baixa pressão e fermentação em depósitos de inox com leveduras indígenas da vinha. Sem aditivos adicionados, sulfitado no engarrafamento.