IGP Formentera
Cap de Barbaria 2017
35% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 25% Monastrell, 5% Fogoneu
37,50 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
50,00 € / Litro
EsgotadoA aguardar a nova colheita
Descrição
Este tinto é o resultado da união das uvas autóctones da ilha –Monastrell e Fogoneu –com as variedades francesas Cabernet Sauvignon e Merlot. É um vinho de produção muito limitada, emblema da adega e considerado um dos melhores do arquipélago.
Informações de produto
A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2017
Álcool
14.5% vol.
Variedade
35% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 25% Monastrell, 5% Fogoneu
Origem
IGP Formentera
Prova
Vista
Granada telha.
Nariz
Complexo, fruta preta madura, aromas de cacau fino.
Boca
Saboroso, potente, notas minerais e balsâmicas, ervas, salinidade elegante.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Até 2023.
Vinha e preparação
Tamanho
2 hectares.
Solo
Calcário, arenoso (Merlot), pedregoso (Cabernet Sauvignon).
Clima
Mediterrâneo.
Colheita
Todas as variedades de uva são vindimadas, manualmente, separadamente, exceto a Monastrell e a Fogoneu, que possuem um ciclo vegetativo semelhante e são vindimadas em conjunto. Os controlos de maturação são rigorosos, sendo a vindima realizada apenas nas zonas onde as uvas estão perfeitamente maduras, com especial atenção às cascas, e com tantas passagens quantas forem necessárias.
Vinificação
A elaboração é realizada separadamente para cada variedade. As uvas são desengace, prensadas suavemente e os depósitos de inox são enchidos para a fermentação. Uma vez iniciada a fermentação alcoólica do mosto juntamente com as peles, começam as remontagens, sempre manuais, com o objetivo de quebrar a densidade ou chapéu formado pelas peles, sementes e polpa da uva que flutuam na superfície durante a fermentação e, desta forma, conseguir uma melhor extração da cor e intensificar os aromas e sabores. A fermentação é realizada a uma temperatura controlada de 26 ºC, com o objetivo de potenciar estas qualidades. Maceração pós-fermentativa de 30 dias. Fermentação malolática em barricas.
Envelhecimento
O estágio do Cabernet e do Merlot é realizado em diferentes tipos de barricas de carvalho francês, novas e de segundo ano, e o do Monastrell e Fogoneu em carvalho americano. O tempo de permanência do vinho nas barricas é variável e apenas a prova sensorial, a degustação, determina as mudanças de barrica e o momento ideal para separar o vinho da madeira. As trasegadas são realizadas por gravidade, com um sistema de elevação de barricas para que sejam o mais suaves possível.
Engarrafamento
De acordo com a evolução do vinho em cada barrica, decide-se o lote que finalmente dará o caráter e a personalidade ao Cap de Barbaria, que é então preparado para ser engarrafado.
Colheitas: 2018 2017 2015 2010
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Fantástico vino. Vale su precio
Vaya vinazo. Encima con la guarda se ha quedado afinado. Un gustazo de toques salinos
Color cereza picota. Nariz a fruta negra, fondo balsámico, especias. Taninos bastante pulidos, largo en boca. Buena acidez. Profundo, cálido