Descrição

Ophiusa é um vinho jovem, fruto da vinha única Cap de Barbaria, em Can Andreuet. Cativante pelos seus detalhes de frutos vermelhos maduros, é um vinho com uma mineralidade mediterrânica muito subtil. O seu nome vem do grego, Ophiusa foi o primeiro topónimo de Formentera e significa literalmente «ilha das serpentes».

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Monastrell, Cabernet sauvignon, Merlot, Fogoneu
Origem
IGP Formentera

Prova

Vista
Vermelho cereja vinho.
Nariz
Predominam os frutos vermelhos maduros, framboesa, amoras silvestres e lavanda. Mantém a mineralidade e os tons herbáceos (tomilho e alecrim), a madeira está muito integrada e pouco se nota no aroma, em todo o caso, anis ligeiramente mentolado.
Boca
Entrada com nervo (picante) e boa carga frutada, boa acidez que lhe confere força. Taninos da madeira um pouco mais marcados do que no nariz e também muito longo.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Atualmente e nos próximos três anos.
Combinação
Bacalhau confitado com alho e romesco, salada de perdiz em escabeche e foie, ovos de galinha com sobrasada e trufa.

Vinha e preparação

Descrição
O vinho é produzido a partir de duas parcelas, a principal com 1 hectare, com 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot, e a segunda com meio hectare, com Monastrell e Fogoneu.
Tamanho
1,5 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1999 para as castas Cabernet Sauvignon e Merlot. Vinhas velhas com 40-50 anos para as castas Monastrell e Fogoneu.
Solo
O solo varia de muito arenoso na zona da Merlot a muito pedregoso na zona da Cabernet. A pedra é calcária e agrava os efeitos da falta de água, causando stress adicional à planta.
Clima
Mediterrâneo, seco e quente no verão.
Colheita
Todas as variedades de uva são submetidas à vindima separada, exceto a Monastrell e a Fogoneu, que possuem um ciclo vegetativo semelhante.
Vinificação
A elaboração também é realizada separadamente, de forma clássica. Uma vez no lagar, que fica junto à vinha, na mesma propriedade, as uvas são desengaçadas, suavemente esmagadas e os depósitos de inox são enchidos para a fermentação. Quando a fermentação termina, o mosto é separado das peles e prensado para manter os aromas primários da fruta.
Envelhecimento
Estágio de 6 a 10 meses em barricas de carvalho.