Descrição

A Finca Valdehierro é uma vinha com mais de 70 anos situada em Cubillas de Santa Marta, dentro da D.O. Cigales. É aqui que nasce este vino de parcela, uma seleção especial do enólogo Carlos Moro. Elaborado inteiramente com Tempranillo, é um tinto com aromas vivos de frutos vermelhos e pretos e toques terciários próprios do seu estágio. É um vinho elegante e aveludado, expressivo e equilibrado em todos os aspetos.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2014
Álcool
14.5% vol.
Produção
10.500 garrafas
Subzona
Cubillas de Santa Marta
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Cigales

Prova

Vista
Cardenal muito intenso com tons roxos intensos, muito encorpado, com densidade, limpo e brilhante.
Nariz
Franco, intenso e muito elegante, com aromas vivos de frutos vermelhos e pretos maduros da gama da cereja, ginja, amora fresca e amora silvestre, entre aromas terciários abundantes e complexos provenientes do seu estágio em barrica, destacando-se alcaçuz, café torrado, baunilha, cravo, com um elegante toque mineral de grafite.
Boca
Muito elegante e aveludado, com uma estrutura viva, expressiva e agradável de taninos doces, bem equilibrados com uma acidez moderada, repetindo no retronasal a complexidade de múltiplos aromas apreciados no nariz, frutos vermelhos, café, alcaçuz e agradáveis notas torradas.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C.
Consumo
Válido até 2025. Mantenha em local fresco e seco. Evite a exposição à luz solar durante o armazenamento.

Vinha e preparação

Nome
Finca Valdehierro
Descrição
Vinhas em vaso situadas na bacia do rio Duero, a uma altitude de 750 metros acima do nível do mar. Orientação sul.
Tamanho
0,89 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1943 (74 anos).
Solo
Solos pobres de textura franca com aglomerado calcário e abundante aluvial.
Clima
Zona com clima mediterrânico com influências continentais. A colheita de 2014 teve um inverno chuvoso e ameno, seguido de uma primavera quente, sem chuvas e com alguma seca, com a rebentação das videiras na primeira quinzena de maio, com um ciclo normal-médio de um ano. Seguiu-se um verão seco e ameno, sem temperaturas elevadas, o que atrasou o ciclo de maturação em pelo menos 15 dias em relação a um ano normal. A maturação final foi muito lenta, embora equilibrada, com episódios de chuva durante o mesmo, com vindima prolongada ao longo de todo o mês de outubro.
Rendimento
3.000 quilogramas por hectare, no máximo.
Colheita
Ocorreu no mês de outubro.
Vinificação
Fermentação durante 10 a 14 dias em tanques de inox a uma temperatura constante de 26ºC.
Envelhecimento
16 meses em barrica.