Descrição

A casta Syrah utilizada na elaboração deste tinto provém de cultivo biológico e encontrou no terroir de Montsant um local onde pode desenvolver-se e expressar todo o seu potencial. Este tinto pertence à gama mais jovem da Pinord, na qual as imagens e cores dos rótulos refletem os aromas de cada vinho. Diorama significa «cena», e por isso cada rótulo apresenta uma variedade diferente de uva, com cores e imagens que representam os aromas e a complexidade de cada vinho.

<

BR />

<

BR />

Apresenta-se muito frutado no nariz, com notas de amoras e violetas e um paladar sedoso

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Jovem
Colheita
2024
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Syrah
Origem
Montsant

Prova

Vista
Cristalino com tons violeta e azulados.
Nariz
Destaca-se fortemente a fruta, sobretudo amoras e violetas. Surgem notas de figos secos, especiarias e chocolate. Também se apreciam aromas florais e a mineralidade do terroir.
Boca
Potente e bem estruturado, com uma acidez vibrante que confere frescura e equilíbrio. A fruta madura, especialmente amoras, framboesas e figos secos, revela-se com intensidade, acompanhada por um toque especiado e de chocolate que lhe conferem grande complexidade. A textura é suave e sedosa, com taninos bem integrados que proporcionam uma sensação de plenitude. A mineralidade do terroir está presente no final, deixando um retrogosto longo e muito elegante.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Tapas gastronómicas, carnes grelhadas ou com molhos especiados e vermelhos, pratos com molhos como o pesto que complementam perfeitamente as notas de fruta e especiarias do vinho. Além disso, combina com canelones com molhos ricos, peixes grelhados como o salmão e carnes vermelhas como filete ou costelas, proporcionando uma harmonização equilibrada e intensa.

Vinha e preparação

Solo
De licorella, que conferem uma estrutura e mineralidade únicas aos vinhos. Este solo, rico em minerais, proporciona profundidade e complexidade,
Clima
Mediterrâneo continental, com invernos frios e verões quentes, o que favorece uma maturação lenta e homogénea das videiras.
Vinificação
Fermenta e é deixado a macerar a temperatura controlada durante cerca de 10 dias para extrair toda a sua fruta e complexidade. Passado este tempo, é prensado e trasfegado várias vezes.
Envelhecimento
Estágio de aproximadamente 4 meses em barricas de carvalho de 500 litros.
Engarrafamento
O estágio continuará em garrafa até o vinho ser comercializado.