Descrição

O que é de qualidade é frequentemente encontrado em pequenas quantidades. É o caso da Finca El Bosque, pois nasce de uma pequena vinha de apenas 1,48 hectares, situada numa encosta suave protegida pela serra Cantabria. O seu criador, Marcos Eguren, define-o assim:«fruta madura, notas balsâmicas, estrutura e complexidade num vinho contundente, expressivo, com potência percetível, mas sem arestas, redondo».

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2035, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Nome
Finca El Bosque
Descrição
Vinha localizada em San Vicente de la Sonsierra. Viticultura integrada, respeitosa com o meio ambiente, intervenção mínima, uma adaptação perfeita ao terroir e sem a utilização de herbicidas ou produtos sistémicos, em consonância com os biorritmos da natureza. Adubação orgânica.
Tamanho
1,48 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1973.
Solo
Franco-argiloso-arenoso devido à sua textura e argilo-calcário devido à sua composição. Sustentado sobre cascalho, solto, profundo e com abundância de seixos na superfície.
Clima
Atlântico com influência continental. Precipitações significativas no outono. O início de 2022 é caracterizado por janeiro e fevereiro muito frios e secos, com fortes geadas neste último mês. Em março e abril, registram-se precipitações normais para a época. A brotação ocorre em meados de abril. O desenvolvimento vegetativo ocorre a um ritmo normal até a segunda semana de maio, quando são registradas temperaturas elevadas para a época, de até 37 ºC, que, juntamente com a umidade do solo, aceleram o desenvolvimento vegetativo. O final da floração ocorre por volta de 7 de junho, dia em que começa uma onda de calor que durará até o dia 20, com temperaturas de até 42 ºC. Os primeiros grãos de pintor são observados por volta de 15 de julho. Entre 11 e 24 de julho, a vinha é afetada por uma onda de calor com máximas de até 43 ºC e temperaturas constantes em torno de 40 ºC. Na última semana de julho e na primeira de agosto, observa-se o pintor generalizado. Devido às altas temperaturas e à ausência de chuvas, a vinha começa a sofrer stress hídrico. A partir da segunda semana de agosto, ocorrem tempestades. Setembro começa com temperaturas relativamente altas para a época e com um desenvolvimento irregular dos bagos. Por isso, houve um controlo diário de todas as parcelas para realizar uma vindima totalmente seletiva.
Rendimento
33 hectolitros por hectare.
Colheita
Colheita manual exaustiva em caixas com seleção manual de cachos em ótimas condições de maturação e sanitárias na vinha e na adega. Desengace manual e seleção rigorosa grão a grão. Realizada em 26 de setembro de 2022.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa a frio a 8 ºC durante 5 dias. Fermentação alcoólica a 28 ºC em pequenos tonéis de carvalho francês de 10 hectolitros com levedura autóctone selecionada das próprias vinhas. Pisagem duas vezes por dia durante os primeiros 8 dias de fermentação e uma vez por dia durante os 5 dias restantes. Fermentação malolática em barricas de carvalho francês (95%) e centro-europeu (5%).
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barrica de carvalho francês (95%) e centro-europeu (5%).

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2022 El Bosque has more toasted notes than its siblings and hints of sweet spices and ripe black fruit. They have done soil studies of this vineyard, and the soil is very balanced, with good topsoil with organic matter, some sand, some red clay and gravel and the compact limestone at the bottom that provides the elegance. The wine is medium to full-bodied with grip from the 2022 tannins. Despite everything, it shows some lightness, especially in the mid-palate. 8,000 bottles produced. It was bottled in June 2024 after 18 months in new French oak barrels. (Luis Guitérrez)