Descrição

Um branco de blancs que vale a pena experimentar. Um daqueles que nos permite apreciar todo o poder do Chardonnay proveniente de um dos 17 grand crus de champagne. François Chaumont oferece-nos um millesimé com um aroma e paladar muito minerais, onde o giz é protagonista e se apreciam notas de limão confitado.

Informações de produto

Tipo
Champagne
Colheita
2019
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
Cor amarelo dourado pálido, luminoso e fluido, com reflexos amarelo-esverdeados profundos no copo. É animado por bolhas finas e vivazes que alimentam um colar persistente. A impressão visual é a de um vinho rico e cheio de matizes.
Nariz
A primeira impressão é elegante e gulosa, evocando notas de uva e pêra cristalizadas, amêndoa, aromas de acácia, mimosa, botão de ouro e espinheiro. A aeração revela notas mais frescas de limão, pêssego branco e ananás, com matizes de tília, verbena, giz em pó e avelã fresca.
Boca
O contacto com o paladar é suave e fresco, com uma efervescência cremosa e melosa. Desenvolve uma textura frutada com muito corpo, apoiada por uma acidez de limão integrada. O passo é orquestrado por uma mineralidade calcária que proporciona abertura, salinidade iodada e comprimento, com uma ressonância de uva que atesta a vitalidade total do champagne nesta colheita excecional. O conjunto adquire um final equilibrado, ao mesmo tempo mineral e suculento, concentrado e arejado.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Excelente para acompanhar ceviches, legumes e verduras, peixes, carnes brancas, saladas e queijos.

Vinha e preparação

Nome
Puisieulx.
Descrição
Vinhas plantadas num dos 17 grand crus de champagne.
Tamanho
18 hectares.
Idade
Cerca de 50 anos, em média.
Solo
Calcário, bem drenado e leve.
Clima
Continental.
Vinificação
Fermentação em depósitos de inox com posterior fermentação malolática. Segue-se o método tradicional com segunda fermentação na própria garrafa onde será comercializado.
Engarrafamento
Em abril de 2019, com dégorgement em março de 2023.