Descrição

A tinta do país com a qual o Juegabolos é elaborado provém de um terroir específico com o mesmo nome, plantado por Tomás Esteban em 1988. No nariz, destacam-se os aromas primários, frutos silvestres, compota de frutas, notas florais e violetas, que revelam a boa maturação da uva na vinha. Em boca

,

destaca-se o seu caráter mineral, onde o calor predomina sobre a acidez, um vinho com muita estrutura, taninos aveludados e um final longo, láctico e saboroso

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tinta del país
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vermelho rubi com reflexos ligeiramente azulados.
Nariz
Os aromas primários são os que se destacam, frutos silvestres, compota de frutas, notas florais, violetas, revelando a boa maturação da uva na vinha. Em seguida, com a aeração, fluem aromas de fermentação e estágio: balsâmicos, especiados, tabaco, cacau.
Boca
Característica mineral, onde o seu calor predomina sobre a sua acidez, vinho com muita estrutura, taninos aveludados e um final longo, láctico e saboroso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Carnes vermelhas assadas, carnes brancas com molho, carne bovina, patês, cordeiro estufado, queijos de ovelha e charcutaria.

Vinha e preparação

Descrição
Este vinho é elaborado com uvas provenientes do terroir de Juegabolos, plantadas por Tomás Esteban em 1988. A característica única deste terroir é que os 1,5 metros superiores do solo são de cascalho. Isto cria condições perfeitas para a maturação num ambiente muito saudável. Mais abaixo, no perfil do solo, há argila que fornece às videiras todos os nutrientes e água de que necessitam.
Rendimento
4.000 quilogramas por hectare.
Vinificação
O processo de fermentação é muito suave, sem extração intensiva, em cubas de carvalho com capacidade para 6.000 kg. Durante o processo, não são utilizadas enzimas nem leveduras que não provenham da uva.
Envelhecimento
Estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês e novas de carvalho americano.