Descrição

Localizado ao norte da Côte de Beaune, o vinhedo de Corton Le Rognet se destaca por sua disposição em anfiteatro e por produzir vinhos tintos intensos e complexos, como este da Maison Champy, provavelmente um dos melhores pinot noir do seu portfólio.

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2017
Álcool
13.0% vol.
Produção
1.500 garrafas
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Corton Le Rognet Grand Cru

Prova

Vista
Bela cor rubi profunda com reflexos granada.
Nariz
Franco e concentrado, com notas de frutos pretos (cerejas) sobre um fundo ligeiramente fumado e especiado de pimenta preta.
Boca
Ataque fresco, com um corpo forte e taninos opulentos, mas revestidos. Apresenta boa duração e um final ligeiramente vegetal.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Realça pratos ricos, saborosos e contundentes, como estufado de lebre, galo ao vinho, salpicão de veado com molho veneziano e queijos curados e com personalidade.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em forma de anfiteatro localizada na Montagne de Corton, a uma altitude entre 250 e 330 metros acima do nível do mar. A sua localização numa encosta virada a leste favorece a exposição solar e, consequentemente, a boa maturação das uvas.
Tamanho
0,32 hectares.
Vinificação
Maceração a frio. Fermentação com leveduras naturais e encubamento durante 3 semanas
Envelhecimento
Estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

This is so deep and dark in the nose, it’s like gazing into the abyss. Yet, it also has rare elegance for this appellation on the medium-full palate and a the complex, long and silky finish. From organically grown grapes.