Descrição

Marqués de Cáceres Gran Reserva é um excelente vinho que resiste ao tempo e às gerações, pois nunca desilude. É um tinto riojano elegante, potente e e , com um magnífico equilíbrio entre a fruta madura e as notas especiadas. Elaborado apenas nas melhores colheitas, este Gran Reserva irá cativar os apreciadores de vinhos com um perfil um pouco mais clássico.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Gran Reserva
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Rioja Alta
Variedade
Tempranillo, Otras
Origem
Rioja

Prova

Vista
Profunda, com reflexos rubi ligeiramente acastanhados.
Nariz
Apresenta um atraente leque aromático composto por notas balsâmicas, de compota e ameixa preta, juntamente com toques de madeiras finas e cravo.
Boca
Amplo, com taninos firmes e polidos e notas de fruta madura e especiarias. O seu final de boca é persistente e revela o potencial de um grande vinho de guarda.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar um filé mignon grelhado com foie gras, carnes de caça, cordeiro, pratos especiados e queijos bem curados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em quatro municípios: Cenicero e Nájera (em Rioja Alta) e Elciego e Laguardia (em Rioja Alavesa). Vinhas situadas a uma altitude entre 400 e 650 metros.
Idade
Parcela específica de 65 a 85 anos.
Solo
Principalmente argiloso-calcário, pouco profundo e pobre em matéria orgânica.
Clima
Privilegiado com influência atlântica e mediterrânica. Ano temperado e húmido.
Brotamento antecipado devido à humidade e temperaturas amenas na primavera. Verão rigoroso com calor intenso e seca, aliviado por tempestades pontuais. Períodos secos, de grande sanidade vegetativa, que resultam numa maturação ideal.
Rendimento
Entre 3.000 e 4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual tardia em outubro, parcela a parcela.
Vinificação
Cachos esmagados e desengaçados. Fermentação alcoólica realizada a temperatura controlada. Maceração prolongada com as peles durante até 30 dias, com o objetivo de extrair a cor, os aromas e a estrutura tânica. A fermentação malolática é realizada em barricas novas de carvalho francês ou em depósitos de inox, dependendo do lote do vinho. Uma vez concluída esta fermentação, todos os vinhos são transferidos para barrica, realizando trasfegas a cada 6 meses.
Envelhecimento
Entre 24 e 26 meses em barricas de carvalho francês novas e de segundo ano.
Engarrafamento
Antes de ser comercializado, o vinho permanece aproximadamente 4 anos em garrafa.