Descrição

Este branco é um harmoniosocoupage das uvas mais pequenas, concentradas e aromáticas das vinhas velhas de Viura da adega, complementado por Tempranillo branco e um Sauvignon branco perfeitamente adaptado às terras de La Rioja.

A riqueza que as três uvas conferem ao conjunto final é ainda potenciada pela fermentação em barrica e pelo posterior trabalho constante e delicado com as borras, dando origem a um vinho amplo, potente, redondo e muito longo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
36% Sauvignon blanc, 34% Viura, 30% Tempranillo blanco
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor amarela pálida com reflexos limão.
Nariz
Predominam as notas de flores brancas. À medida que vai arejando, surgem notas de frutos de caroço e balsâmicos com um fundo de delicados matizes.
Boca
Passo potente, untuoso e vibrante. Complexo, com notas de fruta branco e minerais. Final de boca com grande protagonismo da madeira de extrema qualidade utilizada.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Combinação
Arroz, saladas de verão, carnes grelhadas, charcutaria, entradas, marisco e sushi.

Vinha e preparação

Descrição
É importante destacar que as vinhas de Viura estão situadas a mais de 600 metros de altitude sobre colinas, enquanto a Sauvignon branco provém de vinhas muito frescas da zona mais oriental da denominação, a mais de 700 metros acima do nível do mar.
Idade
As vinhas da casta Viura têm mais de 60 anos.
Solo
Argilo-calcário e com seixos rolados (Viura) e terreno mais argiloso (Tempranillo branco).
Clima
Graças a um rigoroso controlo e a tratamentos exaustivos para controlar os ataques, as uvas amadureceram corretamente e com uma produção equilibrada, resultando em uvas saudáveis, com boa acidez e aromas de fruta fresca.
Colheita
As três variedades, cada uma no seu momento ideal de maturação, foram colhidas manualmente.
Vinificação
Uma vez que as uvas chegam à adega separadamente em caixas de pequena capacidade, procede-se à elaboração de cada variedade. Este processo começa com o desengace e posterior encubamento da uva, onde macerará a frio com as suas peles. Segue-se a prensagem suave, procurando o mosto mais seleto com uma desfangação estática, sempre em atmosfera inerte. A primeira parte da fermentação alcoólica ocorre em depósitos de betão cru a temperatura muito baixa para favorecer a concentração aromática e a expressividade de cada variedade. Posteriormente, o mosto parcialmente fermentado é transfegado para barricas novas e semi-novas de carvalho francês Allier com um tostado muito suave para finalizar esta fase da elaboração. Este ano, e para respeitar a acidez natural das uvas, não se realizou a fermentação malolática. Realiza-se um exaustivo «battonnage» a cada dois dias nas três variedades durante 6 meses, procurando obter untuosidade e volume em boca.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês Allier. O lote final foi realizado antes do engarrafamento.