Descrição

Para aqueles que procuram algo original, este vinho proveniente da Serra de l'Ombría, em Fontanars dels Alforins, é uma excelente opção. É elaborado com diferentes variedades de uvas brancas muito antigas da região. Na sua vinificação, é realizada uma longa maceração que confere ao vinho aquele tom alaranjado peculiar. Posteriormente, passa por um estágio também singular, uma vez que nele participam carvalho, acácia e inox. Uma aposta segura para surpreender os seus familiares e amigos.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.7% vol.
Produção
2.265 garrafas
Subzona
Fontanars dels Alforins
Variedade
60% Valencí, 20% Airén, 10% Moscatel Romano, 10% otras
Origem
Valencia

Prova

Vista
Dourado, sensação densa no copo.
Nariz
Floral e perfumado, com aromas a fruta branco e amarela madura, que se misturam com os aromas provenientes do estágio com borras, compota e aromas que o estágio em barrica proporciona.
Boca
Entrada encorpada e volumosa. Envolve a boca e deixa uma sensação etérea no centro da boca. O passo é fresco e leve, e o vinho é saboroso e permanece em boca. Complexo com final especiado, de ervas silvestres e frutas brancas maduras.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2025, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenas parcelas preservadas da remoção, localizadas na encosta da Serra de l'Ombría, com diferentes variedades antigas de uvas brancas.
Idade
Parcela plantada em 1972.
Solo
Muito pedregoso, franco-arenoso e fresco.
Rendimento
Entre 28 e 30 hectolitros por hectare.
Colheita
A vindima é realizada ao amanhecer, quando a uva está mais fresca, em caixas de 15 kg. A vindima ocorreu em 18 de outubro de 2020.
Vinificação
Esmagamento e desengace, maceração fermentativa durante 5 dias. A longa maceração faz com que a fermentação seja iniciada pelas leveduras selvagens da casca e que o vinho adquira uma cor alaranjada. Fermentação a temperatura livre durante 15 dias.
Envelhecimento
Após a fermentação alcoólica, o vinho é trasfegado e deixa-se iniciar a fermentação malolática. Em seguida, é trasfegado novamente, arrastando as borras finas, dando início ao estágio de 8 meses, sendo 30% em acácia, 30% em carvalho francês e 40% em depósitos de aço inoxidável com as borras finas.
Engarrafamento
20 de julho de 2021. O vinho não é previamente submetido a clarificação, filtragem ou estabilização, pelo que podem surgir precipitados que não afetam a qualidade do vinho.