Descrição

Com um estágio misto em barricas, cubas e depósito, este coupage dominado pela Monastrell e complementado com mais cinco variedades é agradável e distinto.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
12.7% vol.
Produção
18.298 garrafas
Subzona
Clariano
Variedade
33% Monastrell, 27% Garnacha, 19% Graciano, 11% Garnacha tintorera, 8% Tempranillo, 2% Malvasía
Origem
Valencia

Prova

Vista
De cor vermelha cereja, densidade média, muito brilhante e com reflexos vermelhos.
Nariz
Intenso e franco, com predominância de aromas a frutas e flores vermelhas. Apresenta-se também guloso, com matizes muito suaves e integrados de tostados.
Boca
Entrada franca com volume, sensação de leveza e frescura no gole. Tanino muito agradável, maduro e suave.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas selecionadas por pequenas áreas de parcelas que agradaram aos proprietários da adega devido às suas características de solo, idade, altitude, inclinação, vigor da vegetação, tipo de cacho e bagos. Estas são conduzidas em vaso e em regime de sequeiro e são cultivadas de acordo com métodos respeitadores do ambiente, com pouca intervenção no solo e sem utilização de herbicidas.
Rendimento
Entre 25 e 30 hectolitros por hectare.
Colheita
Colheita manual em caixas de 18 quilos.
Desengace parcial e ligeiro esmagamento. Fermentação de cada variedade separadamente em pequenos tanques de 750 litros, com leveduras selvagens, temperatura controlada, com pigeage suave e macerações curtas entre 7 e 10 dias. Fermentação malolática e estágio em barrica 25%, em cubas 25% e o restante em inox. Tudo durante 10 meses com as suas borras finas.
Vinificação
Desengace e ligeira prensagem. Fermentação de cada variedade separadamente em pequenas cubas de 750 litros com leveduras selvagens, temperatura controlada, com pigeages suaves e macerações curtas entre 7 e 10 dias.
Envelhecimento
Tal como a fermentação malolática, o estágio de 10 meses com as suas borras finas ocorreu em barrica (25% do vinho), em cubas (outros 25%) e em depósitos de inox (os restantes 50%).
Engarrafamento
O evento ocorreu em 8 de agosto de 2020, sem filtragem e sem ser clarificado previamente.