Descrição

Champagne branco de branco cujas uvas provêm predominantemente da Côte des Blancs, o que confere frescura e mineralidade ao vinho; e de Sézannais, Mongueux e do vale do Marme, que devido aos seus diferentes solos conferem ao resultado final uma grande complexidade aromática.

Informações de produto

Tipo
Champagne
Colheita
2017
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
De uma atraente cor dourada pálida extremamente brilhante e bolhas requintadamente delicadas no copo.
Nariz
Predominam aromas requintados de pastelaria (brioche, creme) que dão lugar, à medida que o vinho começa a respirar, a notas florais e especiadas que lembram magnólia e anis estrelado
Boca
Champagne inicialmente fortificado, fresco e refrescante, apoiado por notas cítricas de kumquat, acompanhadas por matizes de avelã e até de alcaçuz. Elegante no final, com um comprimento impressionante e delicadamente picante que lembra maçãs granny smith e toranja rosé.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar ostras, mariscos e crustáceos. Também combina muito bem com peixes e carnes brancas com molho.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas selecionadas para a elaboração deste champagne provêm principalmente das colinas de Sézannais e Petit Morin, um afluente situado a sudoeste de Epernay, de Montgueux, do Vale do Marne e da Côte des Blancs, cuja principal característica é a mineralidade.
Solo
Argiloso, calcário e calcário.
Clima
Continental. «Descrever as condições meteorológicas da colheita de 2017 como caóticas seria um eufemismo». Foi desta forma categórica que a adega se referiu ao tempo correspondente ao ciclo desta colheita, que começou em condições de frio intenso, com as vinhas cobertas de geada, e registando 24 dias de geadas a 10 centímetros do solo só em janeiro. Após um início de primavera relativamente ameno, uma massa de ar polar gelada atingiu a França em meados de abril, provocando geadas significativas na maior parte dos seus vinhedos, com efeitos devastadores, particularmente em Aube, Aisne e Haute Marne. Em meados de maio, a situação na região mudou completamente com uma onda de calor e seus efeitos que se prolongaram por dois meses, atingindo em alguns locais temperaturas de 35 °C à sombra. O tempo deu outra reviravolta dramática em meados de julho, com a chegada de chuvas e tempestades frequentes, acompanhadas pontualmente por granizo, que provocaram os primeiros sintomas de botrytis. Em agosto, a região de Champagne enfrentou diretamente condições subtropicais. A colheita foi precoce e envolta por um clima húmido, o que obrigou os viticultores a selecionar as uvas na videira e a permanecer em constante vigilância. A Chardonnay foi menos afetada devido à sua maior resistência ao excesso de chuvas, destacando-se pela sua qualidade total.
Colheita
Vindima manual antecipada devido às condições meteorológicas.
Vinificação
Elaborado seguindo o método tradicional "champanoise". A fermentação é realizada a temperatura controlada em tanques de inox.
Envelhecimento
Envelhecimento na adega durante pelo menos 5 anos.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Nutty aromas on the nose, with hints of tropical fruits and touches of caramel and candied grapefruit peel. Intense and ripe.