Descrição

Puligny partilha com a vila de Chassagne a origem do montrachet, considerado por muitos como o príncipe dos vinhos brancos da Borgonha. Les Chalumaux é uma das vinhas localizadas a maior altitude e mais a norte da denominação. A sua maior exposição ao vento e os seus solos mais austeros com grande componente calcário favorecem vinhos com caráter, minerais na sua juventude e com bom potencial de guarda, como este Nicolas Potel.

 

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2017
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Puligny-Montrachet Premier Cru

Prova

Vista
De uma bela cor dourada pálida com reflexos esmeralda na borda. Límpido e brilhante.
Nariz
Potente e intenso, combina aromas frutados de uva madura e maçã verde, com notas de maçapão e avelã, minerais, lácticos (croissant quente, manteiga) e mel, que conferem uma complexidade muito agradável ao bouquet
Boca
Branco rico e muito harmonioso, combinando na perfeição elegância e potência. Notas antecipadas no nariz, como carvalho fino, croissant quente, fruta madura ou maçapão, voltam a estar presentes.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.

Vinha e preparação

Nome
Les Chalumaux.
Descrição
Vinha Premier Cru pertencente a Puligny-Montrachet, localizada no topo de uma encosta, a leste da aldeia de Blagny, no canto noroeste da denominação.
Solo
Solo argiloso e calcário
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Seleção rigorosa das uvas à chegada à adega. Prensagem imediata em prensa pneumática a uma pressão máxima de 0,2 bar. Os mostos obtidos são decantados durante 8 a 12 horas a uma temperatura de 8 a 10 °C. Posteriormente, é efetuada a trasfega e a introdução do vinho em barricas de carvalho francês (cerca de 25% novas). A fermentação alcoólica e o estágio são realizados 100% em barrica sobre borras com remouages regulares
Envelhecimento
Estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês (cerca de 25% novas).