Descrição

Páramos de Legaris é uma aposta no valor da origem e na autenticidade dos terroirs da Ribera del Duero. Este vinho é fruto das vinhas de Tinto fino cultivadas a cerca de 900 metros de altitude em três páramos de solos pedregosos, situados em Moradillo de Roa, Peñafiel e Pesquera de Duero. O resultado é pura expressividade e caráter varietal.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja de alta intensidade com tons violáceos.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas intensos a frutos pretos, que predominam sobre os matizes especiados do seu envelhecimento em barrica.
Boca
Tinto fresco, saboroso, equilibrado e com elevada persistência.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C. A adega recomenda decantar o vinho para melhor apreciar e expressar as suas qualidades organolépticas.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes vermelhas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de três páramos em diferentes zonas geográficas: Pesquera de Duero (Valladolid) com altitudes compreendidas entre os 867 e os 894 metros, Peñafiel (Valladolid) com uma altitude de 890 metros e Moradillo de Roa (Burgos) com altitudes entre os 958 e os 973 metros.
Solo
Com abundância de calcário e cor vermelha, evoluído, com pH alcalino e elevada proporção de carbonatos.
Vinificação
As uvas das três parcelas também foram fermentadas em conjunto, após o seu rápido transporte para a adega para preservar as suas qualidades e desengace. Praticamente inteiras, chegaram aos depósitos de inox para a vinificação, que incluiu uma maceração pré-fermentativa a frio (10 °C) durante 3-4 dias, com o objetivo de extrair aromas e cor, e a fermentação alcoólica natural com as suas próprias leveduras autóctones a temperaturas que oscilaram entre 26 e 28 °C durante 12-14 dias.
Envelhecimento
Estágio de 13 meses em barricas bordelaises selecionadas de carvalho francês de grão fino e carvalho americano, novas, de um e dois vinhos.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Produced in what Jorge Bombín calls the "more Atlantic" 2020 vintage, Páramos uses grapes from three different moorlands in Moradillo de Roa, Peñafiel and Pesquera de Duero. Aged in 33% new French and American oak, this is appealingly bright, fresh and focused, with subtle
wood spices and layers of tangy bramble and red berry fruit. The tannins need a little longer to soften. 2025-29