Descrição

Páramos de Legaris é uma aposta no valor da origem e na autenticidade dos terroirs da Ribera del Duero. Este vinho é fruto das vinhas de Tinto fino cultivadas a cerca de 900 metros de altitude em três páramos de solos pedregosos, localizados em Moradillo de Roa, Peñafiel e Pesquera de Duero. O resultado é pura expressividade e caráter varietal.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja de alta intensidade com tons violáceos.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas intensos a frutos vermelhos, que predominam sobre os matizes especiados do seu envelhecimento em barrica.
Boca
Tinto fresco, amplo, saboroso, equilibrado e com elevada persistência.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C. A adega recomenda decantar 60 minutos antes do consumo para melhor apreciar e expressar as suas qualidades organolépticas.
Consumo
Até aproximadamente 2028, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar queijos curados e charcutaria ibérica, carnes vermelhas, grelhados, legumes, carnes brancas temperadas e como vinho para tapas gastronómicas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de três páramos em diferentes zonas geográficas: Pesquera de Duero (Valladolid) com altitudes compreendidas entre os 867 e os 894 metros, Peñafiel (Valladolid) com uma altitude de 890 metros e Moradillo de Roa (Burgos) com altitudes entre os 958 e os 973 metros.
Solo
Com abundância de calcário e cor vermelha, evoluído, com pH alcalino e elevada proporção de carbonatos.
Clima
Uma colheita novamente marcada pela escassez de chuvas e pelas temperaturas extremamente elevadas registadas durante grande parte do ciclo vegetativo da vinha. Por isso, foi muito heterogénea do ponto de vista da maturação da uva. A escassez de água fez com que os bagos mal atingissem os parâmetros de peso médio habituais da adega, aumentando a relação entre a superfície da casca e a polpa da uva. Isto teve um impacto direto no aumento da intensidade da cor dos vinhos, que é uma das notas mais relevantes dos vinhos desta colheita. No entanto, estas condições extremas de temperatura e humidade favoreceram a excelente saúde das vinhas. Este facto permitiu escalonar a colheita da uva, permitindo escolher cada parcela a vindimar de acordo com o seu estado de maturação e em função do tipo de vinho a elaborado. As boas condições climáticas no final de setembro e início de outubro propiciaram que as uvas culminassem satisfatoriamente a sua maturação fenólica
Colheita
As três parcelas foram à vindima manualmente entre os dias 22 e 23 de setembro de 2022.
Vinificação
As uvas das três parcelas também foram fermentadas em conjunto, após o seu rápido transporte para a adega, a fim de preservar as suas qualidades. Desengace e praticamente inteiras, chegaram aos depósitos de inox para a vinificação, que incluiu uma maceração pré-fermentativa a frio (10 °C) durante 1-2 dias, com o objetivo de extrair aromas e cor, e a fermentação alcoólica natural com as suas próprias leveduras autóctones a temperaturas que oscilaram entre 26 e 28 °C. O descuba ocorreu 9 dias após o seu encubamento.
Envelhecimento
Estágio médio de 12 meses em barricas bordelaises selecionadas de carvalho francês de grão fino e carvalho americano, novas, de um e dois vinhos.
Engarrafamento
O vinho sem filtrar, isto é, sem clarificar nem estabilização a frio, foi engarrafado em dezembro de 2024.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

A well-structured Ribera del Duero that shows proper fine-boned tannins. Aromas of fine spices, ripe but fresh cherries, berries and a touch of minerals. Flavorful and juicy, with a full body and a lengthy, lightly peppery finish. Drink from 2026. (Zekun Shuai)

Tim Atkin:

One of a duo of current vintages of Páramos de Legaris on the market, this Tempranillo marries components from Pesquera de Duero and Peñafiel in Valladolid and Moradillo de Roa in Burgos. Curated in one-third new French and 34% American oak, it has thyme and oregano top notes, plenty of structure and intensity, blackberry and damson fruit flavours and a chalky freshness that balances the intensity of the growing season. 2025-32.