Descrição

Referência para os amantes da nova geração de tintos elaborados com Tempranillo, este Capellanes Crianza sabe o que é estar no topo do nosso ranking dos vinhos melhor classificados e foi escolhido entre os 100 melhores vinhos do mundo segundo a revista Wine&Spirits em colheitas anteriores. É um vinho guloso e amplo, com uma excelente relação qualidade-preço e onde a madeira desempenha um papel interessante, dando-lhe um toque especiado e cremoso. Um dos mais fiáveis e prestigiados vinhos da Ribera del Duero, que se esgota sempre poucos meses após o seu lançamento.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Frango do campo recheado com frutos secos e assado com maçã

O sabor do frango do campo com a maçã assada combinam muito bem com o caráter frutado e fresco deste vinho.

Prova

Vista
Cor vermelha cereja profunda com bordo rubi e tons azulados.
Nariz
Apresenta aromas limpos e intensos de frutos vermelhos e pretos maduros, notas de violetas e toques de baunilha, cravinho e coco proporcionados pelo carvalho francês e um alcaçuz muito marcado.
Boca
Nesta fase é amplo, fresco, equilibrado, sedoso mas com muita estrutura e potência. Um vinho com taninos doces e um final longo e cheio de aromas e sabores.
Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar bife do lombo ibérico grelhado com molho confitado, croquetes de cogumelos e gorgonzola ou bacalhau confitado.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de parcelas situadas em Pedrosa de Duero, La Horra e Gumiel de Mercado.
Idade
35 anos em média.
Solo
Argilo-calcário, pedregoso, muito pouco fértil e de baixa produção.
Clima
2022 foi um ano marcado por ondas de calor estivais. Após um inverno frio e seco, as chuvas chegaram entre março e maio. O ciclo da vinha desenvolveu-se mais cedo do que noutros anos e, felizmente, na ausência de geadas primaveris e de granizo. O calor extremo deu o primeiro aviso no início de maio, quando se registaram máximas de até 30ºC. Os meses de junho e julho foram muito quentes, dando origem a três ondas de calor. As temperaturas, especialmente à noite, estiveram durante semanas vários graus acima do normal, antecipando o pintor. O mês de agosto continuou a ser extremamente quente, com uma seca persistente.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima selecionada.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa a frio durante 3 dias a menos de 12 ºC. Semeadura de leveduras autóctones selecionadas. Fermentação em cubas de aço inoxidável a temperatura controlada, com remontagem e controlo fenólico da maceração do mosto-vinho. Fermentação maloláctica espontânea a baixa temperatura e agitação periódica das borras na cuba.
Envelhecimento
Envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros.
Engarrafamento
Em janeiro de 2024.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

This Ribera del Duero shows good structure, chalky tannins, red cherry fruit, hibiscus and a spicy, mineral twist. Medium- to full-bodied with juicy fruit and a solid finish. Drink now or hold.

Tim Atkin:

Julio Reyes uses Tempranillo grapes from Pedrosa de Duero and its surrounding villages to make this serious, ambitiously priced Crianza. Smooth, supple and ripe, as the Pago de los Capellanes wines tend to be, it has sweet, vanilla-scented oak, mouth-coating tannins, f lavours of blackberry, fig and mulberry and enough acidity to lift and freshen the finish. 2026-32