Descrição

Com estecoupage incomum , a Alta Pavina oferece a sua própria e moderna reinterpretação dos vinhos tradicionais da região, elaborados a partir da casta Tempranillo. Nesta ocasião, esta casta oferece maior acidez e frescura, enquanto a sua companheira Pinot Noir contribui com elegância e uma vivacidade interessante. O resultado é um vinho muito frutado, suculento e fácil de beber, que irá agradar até aos paladares mais clássicos.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Variedade
75% Tempranillo, 25% Pinot noir
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Vermelho violáceo, não excessivamente intenso, de densidade média, marcado pelas variedades que o compõem.
Nariz
Muito aromático, com predominância de aromas a frutos vermelhos e pretos maduros e com notas varietais tanto da casta Tempranillo como da frescura e suavidade da Pinot noir, bem como um toque sensível de notas tostadas e balsâmicas do envelhecimento em barrica.
Boca
Vinho tinto fresco e suave, com uma sensação aveludada proporcionada pela Pinot Noir e pela doçura da Tempranillo, combinadas em perfeita harmonia. Os taninos são muito refinados, tornando-o agradável e fácil de beber.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2026, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Propriedade situada numa zona de charnecas no município de La Parrilla (Valladolid), a uma altitude de 1.000 metros.
Tamanho
35 hectares no total.
Solo
Franco-calcário.
Clima
Continental, com precipitações escassas e contrastes notáveis de temperatura.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa de 5 dias a 15 °C. Fermentação alcoólica iniciada através de um pé de cuba utilizando leveduras autóctones. Maceração de 18 dias com remontagens até um máximo de 3 por dia, dependendo do estado da fermentação. As variedades são elaboradas separadamente e o lote é realizado após a conclusão do estágio.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barrica de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The unusual red blend 2019 Pavina Pinot Noir Tempranillo was produced with a majority of Tempranillo and 25% Pinot Noir and is softened by the Burgundian grape. It has 14.5% alcohol, mellow acidity and fine tannins after maturing in French barriques for one year. It is easy to drink, fresh and young, quite straightforward. 59,000 bottles produced. It was bottled in January 2021.