Descrição

O Rojo y Negro também apresenta uma nova imagem nesta colheita. A Giró mostra uma faceta diferente graças à influência dos solos vermelhos e argilosos, com grande presença de ferro e pedras roladas, onde crescem as suas vinhas velhas, a maioria delas nas encostas do vale de Xaló, na Marina Alta. O resultado é um tinto mais voluptuoso e com taninos mais doces, mas com a frescura característica desta subzona mediterrânica.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Produção
5.200 garrafas
Subzona
Marina Alta
Variedade
100% Giró
Origem
Vino de España

Prova

Vista
Cor cereja brilhante, densidade média.
Nariz
Destacam-se os aromas a cereja, balsâmicos e a frutas frescas, como romã ou laranja sanguínea, sobre um fundo especiado e de alfarroba.
Boca
Entrada marcada pelo seu tanino ligeiramente presente, doce, carnudo e longo, que mantém a frescura.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra até aproximadamente 2026, se conservado em condições adequadas.
Combinação
Carnes vermelhas, guisados, queijos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em vaso de cultivo tradicional orgânico não certificado, plantada nas encostas do vale Xaló (norte de Alicante). As videiras têm orientação norte e sul e encontram-se a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar.
Idade
Com uma média de 50 anos.
Solo
Terras vermelhas argilosas e com seixos.
Clima
Inverno e primavera relativamente amenos e quentes. É importante referir que, antes das vindimas, caíram cerca de 100 litros em algumas zonas da Marina Alta. Em geral, o ciclo foi longo.
Colheita
Vindima manual em 20 de agosto de 2018.
Vinificação
As uvas foram desengaçadas e ligeiramente esmagadas, sendo introduzidas em depósitos de inox, onde se realizou a fermentação juntamente com as peles durante 20 dias. Após uma ligeira prensagem, o vinho foi transferido para barricas de carvalho francês e eslavo com capacidade para 500 litros
Envelhecimento
Estágio de 20 meses em barrica de carvalho francês e eslavo.
Engarrafamento
Na propriedade, em 4 de junho de 2020, após clarificação natural durante os meses em que esteve em barrica e tendo sido submetido a uma ligeira filtração.