Descrição

"A ilusão e o empenho de Teresa Rodríguez". Assim apresentaram a Tarsus o lançamento deste singular vinho branco, já na sua quarta colheita, concebido pela enóloga da casa a partir da Albillo mayor, variedade branca por excelência da Ribera del Duero. Surpreende pelo seu caráter mineral, frescura sem renunciar ao volume em boca e uma perfeita integração de fruta e madeira. De produção muito limitada, extraordinariamente gastronómico e com muito futuro pela frente. Para surpreender.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Albillo mayor
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Apresenta uma cor amarela pálida com um tom esverdeado.
Nariz
Embora a Albillo seja uma variedade robusta e austera, destacam-se os seus aromas a frutos de caroço (ameixa), brancos (pêra), com notas de marmelo e citrinos, ligeiros matizes herbáceos e um caráter mineral singular.
Boca
Vinho amplo, saboroso, ágil e fresco. A madeira está muito bem integrada, permitindo que a variedade expresse-se. Apresenta volume, corpo, persistência e comprimento. A sua boa acidez augura um potencial de guarda interessante.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.
Combinação
Um vinho branco muito gastronómico, ideal para acompanhar pratos de arroz, massas, carnes brancas e peixes, e até mesmo pratos com molhos que não sejam excessivamente fortes.

Vinha e preparação

Descrição
De acordo com a enóloga da Tarsus, Teresa Rodríguez, as uvas Albillo mayor com as quais este vinho é elaborado encontram-se "escondidas ou dispersas" entre vinhas antigas de uvas tinto da adega ribeirinha, daí o seu nome. Estas estão distribuídas por cinco parcelas em Peñaranda de Duero, Burgos, a uma altitude de cerca de 900 metros acima do nível do mar.
Tamanho
Não chega a 2,5 hectares.
Idade
Cepas cultivadas em 1940.
Solo
Pouco fértil, composto por areias e argilas pobres em ferro, o que favorece baixos rendimentos. O terreno apresenta suaves ondulações, o que permite uma boa drenagem e favorece o desenvolvimento vegetativo das videiras.
Clima
Continental extremo, embora a orientação relativamente afastada da humidade e das neblinas do rio Douro e as abundantes horas de sol evitem problemas de maturação.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Encubamento das uvas e maceração a frio durante 24 horas. Após esse período, o mosto foi transferido para um depósito e o restante das uvas foi prensado, misturando-se no mesmo depósito o mosto sangrado e o mosto prensado. Desfangamento estático e fermentação em pequenos depósitos de inox. Uma vez iniciada a fermentação, parte do mosto foi transfegado para duas barricas de 500 litros, onde terminou a sua fermentação alcoólica, enquanto o restante completou este processo no depósito de inox.
Envelhecimento
Estágio de 6 meses: uma parte do vinho em 2 barricas de 500 litros e a outra em um depósito de betão. Após o término do estágio, procedeu-se ao lote final e ao seu posterior engarrafamento.