Descrição

K5 revoluciona a ideia do txakoli de Getaria e oferece-nos um vinho à base de Hondarrabi zuri com uma capacidade de envelhecimento semelhante à dos grandes vinhos brancos de guarda. Fruto de uma colheita quente, esta colheita de 2012 é um bom exemplo disso, pois, mais de uma década após o seu engarrafamento, continua a apresentar uma certa acidez cítrica que o sustenta na perfeição, proporcionando, além disso, um paladar redondo e polido com notas balsâmicas sobre um fundo fumado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2012
Álcool
11.5% vol.
Produção
74.000 garrafas
Subzona
Txakolina de Getaria
Variedade
100% Hondarrabi zuri
Origem
Txakoli de Getaria

Prova

Vista
Amarelo dourado.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas a frutas cristalizadas e cítricas, juntamente com notas balsâmicas, especiadas, tostadas e de hidrocarbonetos, derivadas do seu estágio sobre borras e da sua evolução em garrafa.
Boca
Branco polido, estruturado, longo e com boa acidez.
Temperatura de servir
Entre 7º e 10ºC.
Consumo
Pode ser armazenado por 10 anos em condições ideais de conservação.
Combinação
Marisco e peixe, como o linguado e o atum, sushi, foie gras, carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha plantada em espaldeira a 300 metros de altitude sobre o mar Cantábrico.
Tamanho
15 hectares.
Solo
Granítico com xistos ardósia. A orografia é bastante acidentada, com declives acentuados, o que resulta em diferentes orientações e exposições
Clima
Atlântico. A colheita de 2012 em Aia foi caracterizada por um inverno seco e frio, seguido por uma primavera com precipitação média. O verão seco e quente atrasou a maturação das uvas até meados de outubro.
Colheita
A vindima manual foi adiada em relação aos anos anteriores devido ao atraso na maturação das uvas.
Vinificação
Seleção manual dos cachos e entrada da uva na adega por gravidade. Maceração prefermentativa a frio e fermentação em tanques de inox com leveduras autóctones exclusivamente do mosto flor.
Envelhecimento
6 meses de estágio sobre as suas borras em depósitos de inox a temperatura controlada.
Engarrafamento
Em abril de 2013.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I revisited the 2012 K5, which was a warmer year. At this time, they only aged the wine with the lees for six months. It has a golden color and a more advanced nose with some balsamic notes reminiscent of camphor and aromatic herbs with a smoky undertone. The palate is round and feels quite polished, denoting a more mature wine from a riper year. But it still has some citrus acidity that will make it go a few extra miles. By now, the gas is gone, but it is always subtle and never added. 74,000 bottles produced at the time. It was bottled in April 2013.