Descrição

Vetus é um vinho de quinta, que mostra bem a vinha onde nasce, com os melhores solos da adega de Torres. Esta colheita de 2021 tem mais frescura, com a sua complexidade aromática, equilíbrio e boca envolvente e polida de sempre.

Segundo

o crítico da The Wine Advocate, Luis Gutiérrez, estamos perante a versão mais elegante do emblema da casa propriedade da família Antón

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Produção
13.569 garrafas
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Vista
De cor vermelha cereja intensa, com tons granada.
Nariz
Dominam as memórias de frutos pretos e alcaçuz.
Boca
Tinto que se destaca pelas suas notas de fruta preta e caramelo e um final muito agradável com notas de compota e alcaçuz.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Coleção de parcelas em vaso com diferentes solos e orientações, provenientes de uma seleção representativa de aldeias da província de Zamora, a uma altitude média de 700 metros acima do nível do mar. Viticultura com técnicas tradicionais de cultivo do solo (cobertura vegetal).
Tamanho
20 hectares.
Idade
Castas plantadas em 1960.
Solo
De composição franco-arenosa, com cascalho e argila.
Clima
Continental com influência atlântica. A temperatura média é de 12 °C, a exposição solar é de 2.600-3.000 horas por ano e a pluviosidade é de 350 a 400 milímetros.
Rendimento
4.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos com mesa de seleção de cachos.
Vinificação
Desengace com esmagamento parcial, fermentação alcoólica em depósito de inox com pistões de «pissage» e malolática em depósito de inox.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
Em julho de 2022, depois de filtrar o vinho. Não foi clarificado nem estabilizado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The eponymous red 2022 Vetus comes from different vineyards from a cooler year when they lost 25% of the grapes to frost. The wine is concentrated and ripe at 14.85% alcohol, and it is powerful and generously oaked after 13 months in barrel, 33% of them new; malolactic was also in barrel. It's a powerful, ripe and spicy Toro with abundant creamy oak and a lactic touch. It's full-bodied and has abundant tannins that are quite fine-grained. It finishes dry. Give it a little more time.11,200 bottles produced. It was bottled in July 2022. (Luis Gutiérrez)

James Suckling:

A bold, structured red with aromas of ripe cherries, sweet berries and baking spices, complemented by a hint of caramel. This full-bodied wine features plush tannins and a robust core of berries, dried herbs and a spicy edge on the palate. It is flavorful with a long-lasting finish. Best from 2027.