Descrição

Viña Pomal é o vinho emblemático da Bodegas Bilbaínas e uma marca clássica de Rioja. Um tinto sutil, elegante e persistente, com um longo potencial de envelhecimento, sinónimo eterno de sucesso garantido.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Rioja Alta
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor cereja intensa com rebordo rubi de intensidade marcante.
Nariz
Intenso, elegante e marcado por aromas florais (violetas) e frutos vermelhos que se misturam com notas de especiarias doces e torrados.
Boca
Vinho tinto sutil, elegante, persistente e com o equilíbrio que caracteriza os grandes vinhos de Rioja.
Temperatura de servir
16 °C.
Combinação
Acompanha perfeitamente pratos que incluem vegetais, arroz, queijos, pato e peixe azul.

Vinha e preparação

Nome
Finca Viña Pomal.
Descrição
Vinha localizada no município de Haro, a menos de dois quilómetros da adega. Combinação da viticultura tradicional da Rioja com a viticultura de precisão, apoiada na aposta pela inovação para proteger a natureza, sempre com o objetivo de obter a máxima qualidade.
Tamanho
90 hectares.
Solo
Na propriedade Viña Pomal, combinam-se diferentes ecossistemas em função da variabilidade do solo e da exposição solar, o que, conforme indicado pela Bodegas Bilbaínas, se traduz num trabalho exaustivo de seleção de zonas homogéneas.
Clima
A colheita de 2019 foi classificada como Excelente pelo Conselho Regulador da D.O.Ca. Rioja.
Um inverno e uma primavera frios e húmidos ajudaram as vinhas a recuperar da seca, embora tenham atrasado um pouco o seu ciclo. A boa humidade do solo favoreceu uma brotação uniforme, mas o clima atlântico obrigou a redobrar os cuidados na vinha, essenciais para uma boa gestão da produção.
Em meados de julho, chegou um período de calor que durou 40 dias, com uma maturação lenta, mas constante. No início de setembro, novas chuvas trouxeram a água necessária para completar o desenvolvimento da uva. A partir de 18 de setembro, o vento do norte e as noites frescas ajudaram a preservar a saúde da colheita, que foi realizada em condições ótimas.
Vinificação
Elaboração bastante tradicional. Após a desengace e esmagamento das uvas, ocorre uma maceração moderadamente longa e, após as fermentações alcoólica e malolática, os vinhos são trasfegados e clarificados ligeiramente para serem transferidos para barricas.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barrica de carvalho americano, 20% novas. Durante este período, são realizadas três trasegadas para clarificar o vinho de forma natural, evitando assim a necessidade de tratamentos posteriores. Após o seu tempo em barrica, o vinho permanecerá pelo menos dois anos em garrafa antes de ser comercializado.