Localizadas num belo edifício no mítico Barrio de la Estación em Haro, Bodegas Bilbainas é um dos ícones entre as adegas mais clássicas de Rioja.
As origens da adega remontam a 1859, quando Savignon Frères & Cie. se estabeleceu em Haro, fugindo da filoxera que afectava as vinhas galesas. Em 1901, um grupo de empresários de Bilbao adquiriu a adega e fundou a empresa Bodegas Bilbaínas.
A qualidade dos seus vinhos abriu as portas dos mercados europeus e em 1925 Bodegas Bilbaínas foi distinguida como "Fornecedor da Casa Real Espanhola", uma condição que expressa um prestígio que sempre esteve ligado ao seu nome.
Nos anos 90, o lançamento de La Vicalanda, considerado um dos primeiros vinhos de "alta expressão" em Espanha, e a aquisição da adega pelo Grupo Codorníu, que foi acompanhada por fortes investimentos, deram um novo impulso ao perfil sempre inovador desta adega centenária.
Possuem 250 hectares de vinhas, localizadas no enclave mais prestigioso da Rioja Alta, o que lhes permite abastecer a adega com as suas próprias uvas.
Para além da sua extensão, o vinhedo destaca-se pela proximidade das vinhas às adegas, um facto único em La Rioja que favorece a qualidade, já que o tempo entre a vindima e a entrada das uvas na adega é mínimo. Por outro lado, os solos terciários compostos por calcário, marga e arenito (características únicas na parte norte da Rioja Alta) e a mistura climática de suavidade mediterrânea com os efeitos do Atlântico, dão origem a excelentes colheitas, as mais adequadas para a elaboração de vinhos de crianza.
Em Bodegas Bilbaínas, tanto as práticas vinícolas tradicionais como as avançadas são combinadas para garantir a máxima qualidade. As primeiras incluem poda manual, poda verde, remoção manual de folhas, eliminação de uvas e vindima manual. Entre as últimas incluem-se a viticultura de precisão e a técnica da confusão sexual contra as pragas.
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.